São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


A arte sem fins lucrativos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Cada vez que alguém fala de indústria de cinema no Brasil, enche a boca, como se estivesse fazendo uma grande revelação.
O cinema é uma atividade estranha. A única coisa que a justifica é a arte. Ou então o lucro. Do lucro, basicamente, Hollywood apoderou-se, deixando aos nossos capitães de indústria a hipótese do trambique (ou da cavação, como se dizia no começo do século passado).
Resta a arte. E esta chega independentemente do lucro. Veja o caso de "Durval Discos" (Canal Brasil, 20h). A história é minimalista: um dono de loja de discos arrasta sua existência ao lado da mãe. Até que uma empregada parte, deixando uma menininha na casa.
Nesse momento, começa a virada na vida de Durval, que se abre repentinamente à aventura e ao inesperado. As coisas mudam.

TV PAGA

Aventuras no Alasca
Record, 14h.
(Kevin of the North). EUA, 2001, 98 min. Direção: Bob Spiers. Com Skeet Ulrich, Natasha Henstridge, Leslie Nielsen, Lochlyn Munro. Kevin recebe vultuosa herança do seu avô, com a estapafúrdia condição de que precisa participar de uma corrida de cães no Alasca. Leslie Nielsen garante algo em meio a essa bobagem.

Uma Aventura Selvagem
Globo, 15h45.
(Hollywood Safari). EUA, 1994. Direção: Henri Charr. Com John Savage, Kenneth Tiger, Ted Jan Roberts, Don Wilson, David Leisure. Tigre domesticado a caminho de Hollywood foge, ao mesmo tempo em que um puma aterroriza a área e é devidamente perseguido por um xerife em busca de autopromoção. Filme que suga o sangue de outros, mais precisamente, o de Howard Hawks de "Levada da Breca".

O Último Suspeito
SBT, 22h30. (City by the Sea). EUA, 2001, 108 min. Direção: Michal Caton-Jones. Com Robert De Niro, Frances McDormand, James Franco, Eliza Dushku, William Forsythe. Policial honestíssimo investiga com afinco os mais terríveis assassinatos. O problema é que o suspeito pode ser seu próprio filho. Direção nada exemplar, mas o roteiro tem seu relevo, assim como De Niro.

Intercine
Globo, 1h25. O espectador tem à sua disposição nesta terça-feira a comédia "Poucas e Boas" (1999, de Woody Allen, com Sean Penn, Samantha Morton) e a aventura "Comando Estratégico" (1997, de Rick Jacobson, com Michael Dudikoff, Paul Winfield).

Garota Interrompida
Globo, 3h05.
(Girl Interrupted). EUA, 1999, 127 min. Direção: James Mangold. Com Winona Ryder, Angelina Jolie, Elisabeth Moss, Jeffrey Tambor. O que fazer com uma adolescente problemática? No caso dos pais de Susanna (Ryder), é internar num hospital psiquiátrico. No caso do cinema, é caminho certeiro e oportuno para aumentar o interesse de alguns filmes. Se falta mise-en-scène, o elenco, ao menos, manda bem.

Rebeldes da Academia
SBT, 2h45.
(Up the Academy). EUA, 1980, 87 min. Direção: Robert Downey. Com Wendell Brown, Tom Cietera, Ralph Macchio. Adolescente rebelde junta-se a outros, também rebeldes, de colégio linha dura. Internato neles. Somente para São Paulo.

Almôndegas 2
SBT, 4h30.
(Meatballs 2). EUA, 1984, 96 min. Direção: Ken Weiderhorn. Com Richard Mulligan, Hamilton Camp. Luta de boxe é programada por dois acampamentos para decidir a posse de um lago. Melhor seria a posse da cama. Exibição restrita para São Paulo e arredores. (PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: CPI Urgente! Pastor lança Praga das Hemorróidas!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.