São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Ambiente bélico inspira "Patton, Herói ou Rebelde?"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Enquanto durou a Guerra do Vietnã, a carreira de Franklin J. Schaffner caminhou de vento em popa. Parece que precisava do ambiente bélico para funcionar bem. Nesse espírito fez um "Nicholas e Alexandra" que quase nos convence de que o czar russo era um santo.
Schaffner talvez fosse parecido com o general Patton, que retratou magnificamente em "Patton, Herói ou Rebelde?" (TC Cult, 16h40; 12 anos). Talvez por isso seja inútil perguntar se Patton era assim mesmo: essa é a imagem que ficou, a do guerreiro propriamente dito. Um general que impôs disciplina com a mesma desenvoltura com que desprezava ordens.
Essa é possivelmente a obra-prima de Schaffner e, certamente, a de George C. Scott, que, bem à moda do retratado, mandou o pessoal do Oscar plantar batata. Ah, também há Karl Malden na história, notável como general Bradley.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! O Sarney tá grávido!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.