São Paulo, terça, 16 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
Obra traz biografia, fotos inéditas e depoimentos de amigos sobre a artista, cuja morte completa hoje 20 anos
'Paixão Callas' homenageia cantora lírica

MARTA AVANCINI
de Paris

"Paixão Callas", título do livro sobre a cantora lírica Maria Callas escrito por Claire Alby e Alfred Caron e recém-lançado na França, resume o sentimento que prevalece 20 anos após a sua morte, cujo aniversário é comemorado hoje.
Nascida Cecilia Sophia Anna Maria Kalogeropoulos em Nova York, em dezembro de 1923, ela morreu Maria Callas, em Paris, aos 54 anos, em 16 de setembro de 1977, em decorrência de uma parada cardíaca, depois de ter se tornado um mito no mundo da música lírica.
Um mito forjado por sua voz de tonalidades únicas, por uma sensibilidade artística excepcional e por uma vida pessoal digna de qualquer estrela do século 20.
A infância pobre nos Estados Unidos e na Grécia, a rejeição e as cobranças da mãe, o sucesso profissional e uma história de amor com o milionário Aristoteles Onassis são alguns dos ingredientes de uma trajetória de vida que pode ser comparada a um folhetim.
"La Callas é, para a maioria, um mito, mas é um mito mundano, das grandes aventuras, dos iates, dos caprichos de estrela. Mas, na verdade, isso não tem nada a ver. (...) Ela era um mito porque incorporava a música", diz Laura Betti em seu testemunho aos autores do livro.
Interpretação
A capacidade de dar corpo, por meio da voz, aos personagens que interpretava ficou como a principal marca de Maria Callas.
Ela também é, provavelmente, o motivo de seu sucesso junto à legião de fãs que compram, ainda hoje, 750 mil discos da cantora por ano.
Isolda, Aída, Tosca, Carmen e Norma são algumas das personagens que se tornaram objeto da força dramática da interpretação de Callas.
Força esta manifestada por meio da emoção que a cantora lírica impunha às suas interpretações. Uma emoção explicada pelo temperamento explosivo de Maria Callas ou, mais prosaicamente, por sua miopia.
Como não conseguia acompanhar o maestro porque não era capaz de enxergá-lo, ela decorava também os papéis de seus interlocutores.
Isso permitia a ela não errar o texto e aprimorar a qualidade da interpretação.
Revisão
O livro, que vem acompanhado de um CD, e que foi feito com base em um documentário exibido pelo canal de televisão por cabo franco-alemão Arte, tem por objetivo refletir sobre o legado e a figura de Maria Callas.
Além da biografia da cantora, o livro contém fotos inéditas, depoimentos de seus amigos, além de informações técnicas como discografia, bibliografia e um inventário de arquivos sonoros e de imagens.
O CD é uma compilação de gravações raras de Maria Callas entre 1949 e 56, feitas para Fonit Cetra e RAI.
A diversidade do repertório do CD, que vai de Bellini a Spontini, passando por compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, Richard Wagner e Giuseppe Verdi, dão conta da diversidade que marcaram a carreira da cantora Maria Callas.

Livro: Passion Callas Autor: Claire Alby e Alfred Caron Lançamento: Arte Éditions e Éditions Mille et Une Nuits Quanto: 149 francos franceses (US$ 27, aproximadamente)





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.