São Paulo, terça, 16 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kertsman dá voz às nossas raízes musicais

da Reportagem Local

Muita tinta já correu sobre "as verdadeiras raízes" da música brasileira. E correu talvez do lado errado: o modernismo e o Estado Novo, cada um a seu modo, levantaram a questão em termos defensivos, patrióticos, de reconquista da identidade cultural.
Mas há outro caminho, que consiste em interrogar essas mesmas raízes para que elas respondam o que possuem de mouras, de ibéricas ou de holandesas, deixando aflorar, por exemplo, o paralelo entre o rústico nacional e o renascentista europeu.
O projeto é ambicioso. Acaba de dar um passo bem sucedido pelas mãos do musicólogo e maestro Miguel Kertsman, 32.
Seu "Amazônica" está sendo lançado mundialmente pela Sony Classical.
Não é um CD com estilização falsamente folclórica. Alguém como Mário de Andrade, morto há 52 anos, ficaria feliz com um trabalho escrito em torno de uma questão estética da qual foi o mais erudito precursor.
A saber: como funciona a sobreposição de origens musicais que, a partir dos índios, foram se agregando com a chegada das demais culturas que passaram a miscigenar no Brasil colonial?
O CD, gravado em Pernambuco em outubro do ano passado, traz a Camerata Cantione Antiqua e um grupo enorme de artistas nordestinos convidados.
Há zabumba e ganzá, rabeca e pífano, caracaxá e maracas. O Brasil colônia se encaixa nessa amostragem sonora.
Kertsman, músico radicado em Nova York, opera de certo modo uma imensa colagem de gêneros. Mas sem a visão de uma amostragem dispersa que integraria um registro etnográfico.
Ele quer saber como se articulam coerências, como se opera a coincidência de harmonias e achados melódicos. Há então uma mistura bem-sucedida do compositor com o compilador. Peças como o "Maracatu", o "Aboio Grande", a "Chegança" ou "Caramuru" são ao mesmo tempo de Kertsman e de toda a cultura na qual mergulhou.
(JBN)

Disco: Amazônica
Autor e regente: Miguel Kertsman
Lançamento: Sony Classical
Quanto: R$ 18 (em média)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.