São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

O esteta e o imperador da China

É trágica a trajetória de Pu-Yi: elevado a imperador ainda menino, deposto por seus compatriotas na década de 20, depois reinvestido dessa condição pelos japoneses (ou seja, pelos que haviam invadido a China).
Duas idéias parecem interessar em particular a Bernardo Bertolucci, que filmou sua história em "O Último Imperador" (Eurochannel, 19h50): esse fantasma vivo vagando por um enorme palácio e a desproporção entre a pequenez do menino que sobe ao trono e a grandiosidade da Cidade Proibida de Pequim.
No conjunto, essa patética personagem parece não comover de maneira particular o realizador. Mas esses momentos delirantes, que Bertolucci transpõe para a tela com a habitual exuberância, são inesquecíveis. (INÁCIO ARAUJO)


FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Willow - Na Terra da Magia
SBT, 14h20.
(Willow). EUA, 1988, 121 min. Direção: Ron Howard. Com Val Kilmer, Joanne Whalley-Kilmer. Fantasia infantil em que uma bruxa combate o bebê gigante que, segundo a profecia, deverá destruí-la. Willow é o encarregado de proteger a criança.

Coração de Dragão
Globo, 15h35.
(Dragonheart). EUA, 1996, 103 min. Direção: Rob Cohen. Com Dennis Quaid, David Thewlis, Dina Meyer, Peter Postlethwaite, Jason Isaacs, Brian Thompson, Lee Oakes. Com a ajuda de Draco, o último dos dragões, cavaleiro tenta salvar país das atrocidades de um tirano.

Como Nascem os Anjos
Bandeirantes, 21h20.
Brasil, 1996, 100 min. Direção: Murilo Salles. Com Priscila Assum, Silvio Guindane, Ryan Massey. Favelado mata por acaso líder do tráfico e foge acompanhado de duas crianças. Vai bater na casa de um ricaço americano que mora ao lado da favela. Uma bela idéia: a convivência, lado a lado, da opulência e da miséria, no Rio de Janeiro. Filme muito bem dirigido, mas comprometido pelo olhar paternalista (e reducionista) às questões da população pobre. Mas vale ver.

Morte na Universidade
Globo, 22h25.
(Dead Man on Campus). EUA, 1998, 96 min. Direção: Alan Cohn. Com Tom Everett Scott, Mark-Paul Gossellar, Poppy Montgomery. Depois de muito farrear, dois universitários simulam a morte de um deles. Motivo: existe um dispositivo no regulamento da universidade segundo a qual, se um aluno morre, seu colega de quarto é automaticamente aprovado. Nos Estados Unidos, pode-se fazer comédia com a idéia de morte na universidade. Aqui, nos preocupamos com a morte da universidade. Inédito.

Intercine
Globo, 2h20.
Abre a semana o mais votado entre a comédia "Confidências à Meia-Noite" (1959, de Michael Gordon, com Doris Day, Rock Hudson, Nick Adams, Thelma Ritter, Tony Randall) ou a ficção científica "O Passageiro do Futuro" (1992, de Brett Leonard, com Jeff Fahey, Pierce Brosnan, Jenny Wright, Mark Bringleson, Geoffrey Lewis, Jeremy Slate, Dean Norris, Collen Coffey).

A Família Sol, Lá, Si
Globo, 4h10.
(The Brady Bunch Movie). EUA, 1995, 88 min. Direção: Betty Thomas. Com Shelley Long, Gary Cole, Michael McKean, Christine Taylor. Mãe com três filhas conhece pai com três filhos. As famílias se unem e passam a viver numa cidade grande como Los Angeles, mas preservando os valores tradicionais. Comédia.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.