UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Polícia apura suposta armação na Band

France Presse
VORTEX A atriz Sharon Stone explica a experiência de se sentir "perto da morte" após sofrer hemorragia cerebral, há dois anos, no "Larry King Live", da CNN, que a Rede 21 exibe domingo, às 20h

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Polícia Civil de Osasco (Grande São Paulo) abriu inquérito para investigar suposta armação no programa "Boa Noite, Brasil", de Gilberto Barros, da Band. É o segundo caso de possível farsa investigado pela polícia atualmente _o outro é sobre entrevista com supostos membros do PCC exibida pelo "Domingo Legal" (SBT).
No dia 11 de junho, Gilberto Barros dedicou o "Boa Noite, Brasil" para denunciar o "descaso" do shopping Osasco Plaza a partir do depoimento, no programa, de uma suposta vítima de explosão ocorrida no shopping em 1996, que matou 42 e feriu 187 pessoas.
A suposta vítima mostrada pela Band, Mayke Nascimento, dizia ter sido abandonada pelo shopping. Contou ter se ferido e perdido parentes. Segundo o shopping, Nascimento não foi vítima da explosão. Em 6 de agosto, pediu abertura de inquérito policial, pela exibição de "falsa notícia".
"Colocaram no ar uma pessoa que usava um vulgo [apelido] e que nada teve a ver com a história, que não é vítima e não teve parente feridos ou mortos", afirma o delegado titular do 5º DP de Osasco, João Rodrigues Marques.
A Band diz que não foi notificada e só vai se manifestar depois de conhecer os termos da apuração. Informa que deu ao shopping o direito de resposta. Em junho, Gilberto Barros leu carta de associação de vítimas da explosão dizendo que Nascimento não fazia parte dela.

OUTRO CANAL

Omissão 1
Por determinação do departamento jurídico do SBT, Gugu Liberato não disse uma única palavra sobre a suspeita de armação em seu "Domingo Legal", no último dia 7, com a exibição de entrevista com dois supostos membros da facção criminosa PCC.

Omissão 2
Avaliou-se no SBT que seria melhor correr o risco de ter o silêncio interpretado como uma confissão de culpa do que se comprometer ainda mais na história.

Deu certo
A expectativa de uma resposta de Gugu Liberato às acusações de armação levantaram a audiência do "Domingo Legal". Anteontem, o programa bateu a Globo durante o futebol (Figueirense x São Paulo) por 23 a 22 pontos na Grande São Paulo. E perdeu para o "Domingão do Faustão" só por 4 pontos (27 a 23).

Rumores 1
Silvio Santos estaria preparando o lançamento de mais um telejornal na linha do "Jornal do SBT - 1ª Edição", apresentado por Cynthia Benini e Analice Nicolau. Seria para a faixa das 12h.

Rumores 2
A ex-sem-terra e "ex-Fantasia" Débora Rodrigues fez teste de vídeo na semana passada. No SBT, especula-se também que não seria um telejornal, mas um programa de variedades.

Tempo
Este colunista sai de licença hoje. Será substituído pela jornalista Laura Mattos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Pré-histótia: O amor, por Paulo Coelho
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.