São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra dá prêmio a Frank Gehry e a projetos de chilenos e poloneses

DO ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

"Você foi um bom aluno", brincou o arquiteto Frank Gehry, em referência a Aaron Betsky, ex-colaborador de seu escritório e curador da Bienal, ao receber o Leão de Ouro especial por sua carreira. A cerimônia ocorreu no último sábado, no teatro Piccolo Arsenale.
Gehry, 79, foi aplaudido de pé por dois minutos ao receber a estatueta. "Estou muito orgulhoso por esse prêmio. Veneza é muito importante para mim desde a primeira vez que expus por aqui, 30 anos atrás", disse o sorridente arquiteto, nascido no Canadá e naturalizado americano, autor de projetos grandiosos como o museu Guggenheim Bilbao, na Espanha, e o Walt Disney Concert Hall, nos Estados Unidos.
No Arsenale, Betsky escolheu "Ungapatchket", maquete de madeira e argila de grandes proporções de projeto idealizado para Moscou e nunca feito. A grande estrutura repete, na visão do curador, o quanto a arquitetura de Gehry "existe antes, durante e depois das construções".
A iraquiana radicada no Reino Unido Zaha Hadid foi outra das atrações com "Lotus", experimento que conjuga casa e mobília, com formas que se espalham pelo ambiente, bastante característico do estilo desconstrutivista de Hadid.
O Leão de Ouro dado ao norte-americano Greg Lynn por seu projeto "Recycled Toy Furniture", série de móveis domésticos feitos a partir de plástico de brinquedos, foi surpreendente, mas coerente com a proposta da curadoria.
Os pavilhões polonês e chileno ficaram com o Leão de Ouro e o de Prata, respectivamente. A proposta da Polônia é explorar o ciclo de vida de prédios, em especial em países periféricos. Já o pavilhão do Chile apresentou "Eu Estava Lá", projeto de dez arquitetos, com ligações com o universo da arquitetura popular.
O prêmio especial para o crítico norte-americano James Ackerman, 89, foi bastante saudado. Ele é um especialista em Andrea Palladio (1508-1580), o mais importante arquiteto que atuou em Veneza. (MG)


Texto Anterior: Catálogo é base de espaço brasileiro
Próximo Texto: Na rede: Em busca da conexão perfeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.