São Paulo, quarta-feira, 16 de setembro de 2009

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Crise é tema dos destaques de Toronto

Steven Soderbergh, George Clooney e Michael Moore estão no festival, que teve queda em negócios

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A TORONTO

Festivais são obra dos interesses dos programadores, exibidores e produtores de filmes, mais uma boa dose de acaso e do imprevisível. Ainda assim, é possível dizer que a edição 2009 do Festival de Toronto, que termina no sábado, reflete o momento econômico. Não só pela queda no número de vendas fechadas em relação a 2008 -especialistas falam que há 40% menos negócios sendo feitos agora entre vendedores e compradores de filmes-, mas também na temática de alguns dos filmes mais comentados.
É o caso de "Up In the Air" (lá no alto, em tradução livre), segundo longa em Toronto com George Clooney no papel principal -o outro é a comédia "The Men Who Stare at Goats" (os homens que encaram cabras). Nele, o ator interpreta um funcionário de uma empresa especializada em demitir funcionários de outras empresas. Dirigido por Jason Reitman, o mesmo dos ótimos "Obrigado por Fumar" e "Juno", o filme intercala a ficção com depoimentos de pessoas demitidas de verdade durante a crise atual, falas pungentes de homens e mulheres de meia-idade que lutam para voltar ao mercado de trabalho.
Outro peso-pesado do festival é "O Desinformante", nova colaboração entre o diretor Steven Soderbergh e o ator Matt Damon. Baseado em fatos reais relatados no livro de Kurt Eichenwald, escrito em 2000, conta a história de um jovem talento da gigante de alimentos Archer Daniels Midland, que aceita colaborar com o FBI num caso de corrupção empresarial que acaba rendendo aos cofres federais US$ 2 bilhões em multas pagas pela empresa. No caminho, descobre-se que ele é bipolar e que também deu um desfalque de milhões.
Entre os documentários, um dos destaques é "Collapse", do diretor Chris Smith. Aqui, ele biografa o ex-policial Michael Ruppert, que vira um repórter investigativo e passa a publicar um boletim, em que previu meses antes o colapso financeiro.
O companheiro ilustre de "Collapse" é obviamente "Capitalism, a Love Story", documentário-manifesto de Michael Moore, no qual defende que o sistema econômico atual não funcionou e que é hora de os EUA adotarem um outro.


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