São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Soprano espanhola Maria Bayo traz seu timbre luminoso a SP

Recital será apresentado hoje e domingo no teatro São Pedro

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A soprano espanhola Maria Bayo, 53, dona de um timbre luminoso e de imensa técnica vocal, apresenta-se hoje e domingo no teatro São Pedro, em recital com peças de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Georg Friedrich Haendel (1685-1759).
Ela será acompanhada pela orquestra do próprio teatro, sob a direção de Roberto Duarte, seu diretor musical e regente titular. Bayo esteve no Brasil pela última vez em 2009, como solista da Osesp, na Sala São Paulo e no concerto de abertura do 40º Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Além dos repertórios barroco e clássico, sua voz também está associada à zarzuela, gênero musical que os espanhóis criaram no século 17.
A zarzuela teve um longo eclipse provocado pelas óperas francesas e italianas, mas ressurgiu 200 anos depois, como uma espécie de reforço da identidade nacional.
Maria Bayo cantará sete árias num programa de 90 minutos, quatro de Haendel (das óperas "Alessandro", "Alcina", "Giulio Cesare" e "Rinaldo") e três de Mozart ("Idomeneo", "As Bodas de Fígaro" e "Don Giovanni").
Nas temporadas líricas europeias, que estão começando agora, a soprano espanhola fará "Peléas e Mélisande", de Claude Debussy, no Liceu de Barcelona, e recitais na Espanha, Holanda e Bélgica.
Cantará também o papel de Micaela numa montagem de "Carmen", na Colômbia.
Embora tenha afirmado constantemente que não se sente prisioneira de um só repertório ou período da história musical ("não seria uma questão de técnica vocal, mas de falta de imaginação"), a cantora se tornou referência em papéis mozartianos.
Entre os pontos altos de seu currículo está a reestreia, há alguns anos, de "Cleofide", ópera de Johann Adolf Hasse, que permaneceu esquecida depois de sua primeira produção, em 1731.
Maria Bayo já gravou 34 CDs e foi regida por maestros como Colin Davis, Giuseppe Sinopoli ou James Levine.

MARIA BAYO
QUANDO hoje, às 20h30, e domingo, às 17h
ONDE teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 0/xx/11/3667-0499)
QUANTO de R$ 10 a R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 8 anos


Texto Anterior: Última Moda - Vivian Whiteman, em Nova York: Fogo contra fogo
Próximo Texto: Indie exibe radicais Béla Tarr e Claire Denis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.