São Paulo, quarta, 16 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Escritora paulista falou ao público anteontem à noite no auditório da Folha
Lygia conta o adultério em Machado

PATRICIA DECIA
da Reportagem Local


"Tu não me enganas mundo
E eu não te engano a ti"
Nesses versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, a escritora paulista Lygia Fagundes Telles encontrou uma "epígrafe de toda a obra machadiana".
Com essa epígrafe, a ocupante da cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL) encerrou sua palestra sobre os personagens de Machado de Assis (1839-1908), anteontem à noite, na Folha.
A apresentação de Lygia abriu o ciclo "Com Todas as Letras", promovido pela Folha e pela ABL, que trará mensalmente a São Paulo membros da Academia.
Lygia começou descrevendo a vida do autor "pobre, mulato, epilético, gago" que se tornou "o mais importante escritor de todos os tempos no Brasil" e fundou a Academia Brasileira de Letras em 1897.
Deteve-se, então, em duas palavras que explicam a natureza dos personagens machadianos ou a própria natureza humana: caviloso e embuçado. "Cavilosa é uma pessoa astuta, perigosa. O estilo de Machado é de personagens sombreados, velados, embuçados, escondendo o rosto com a gola do casaco", afirmou.
Lygia discorreu principalmente sobre dois temas na ficção machadiana: o adultério e a loucura.
O primeiro, o triângulo amoroso, tem seu mais consagrado exemplo no romance "Dom Casmurro", que Lygia transformou em roteiro de cinema junto com Paulo Emílio Salles Gomes.
"A ignorância das pessoas sobre a verdade é o que faz a força em Machado de Assis. Para o leitor, sobra uma decisão profunda."
Também contou o desafio de reescrever "Missa do Galo" para um livro organizado por Osman Lins com cinco novas versões do conto. "Eu gritava: olhem o relógio, façam alguma coisa! Mas não podia trair o conto", afirmou.
No dia 19 de outubro, o ciclo continua com o escritor e crítico literário mineiro Antonio Olinto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.