São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

Madrugada tem terror dirigido por Larry Cohen

O Grande Desafio
Globo, 16h.
  
(Gorgeous). Hong Kong, 1999. Direção: Vincent Kok. Com Jackie Chan, Qi Shu. Lutador apaixona-se por garota que julga ser namorada de um gângster.

Com Sede de Sangue
Record, 23h05.
 
(Out for Blood). EUA, 1993. Direção: Richard W. Munchkin. Com Don Wilson, Shari Shattuck. Homem tem a família assassinada em sua frente, mas ainda assim não consegue se lembrar dos assassinos. Começa a fazer terapia para tentar recuperar a memória e, com sorte, para abandonar esse tipo de filme.

Águas Profundas
Globo, 23h05.
  
(Black River). EUA, 2001. Direção: Jeff Bleckner. Com Jay Mohr. Roteirista de cinema em busca de sossego vai a uma pequena cidade do interior, onde descobre que todos são dominados por um computador. Feito para TV. Inédito.

Epidemia
SBT, 0h.
 
(Outbreak). EUA, 1998, 130 min. Direção: Wolfgang Petersen. Com Dustin Hoffman, Rene Russo. O médico Hoffman constata existência de um vírus devastador que transita da África para os EUA. Mal sabe ele que por trás do vírus há gente poderosa.

As Duas Faces do Desejo
Bandeirantes, 1h.

  (The Dark Dancer). EUA, 1994, 105 min. Direção: Robert Burge. Com Shannon Tweed. Psicóloga cria segunda identidade para melhor poder fazer pesquisas sobre a vida sexual.

Brincando com a Morte
SBT, 2h30.
  
(Playing God). EUA, 1997, 94 min. Direção: Andy Wilson. Com David Duchovny, Angelina Jolie. Médico que perdeu o direito de clinicar por conta do vício da heroína, volta à ativa quando vê um homem baleado e o salva.

Passado Perigoso
Globo, 3h50.
 
(The Perfect Daughter). EUA, 1996, 92 min. Direção: Harry S. Longstreet. Com Tracey Gold. Jovem que foge de clínica psiquiátrica e some no mapa reaparece dois anos depois, amnésica.

A Volta do Monstro
SBT, 4h10.
   
(It Lives Again). EUA, 1978, 90 min. Direção: Larry Cohen. Com Frederic Forrest, Kathleen Lloyd. Seqüência de "Nasce um Monstro", no qual pais recusam-se a matar o filho por nascer, embora advertidos de que ele será um monstro perigoso. E ele é. Quando Cohen acerta a mão, é um grande cineasta de filmes de terror. (IA)

TV PAGA

"Enigma Colombo" é moderno e inócuo

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Enigma Colombo" é um exemplo perfeito de documentário moderno: tem reconstituição de época, em computação gráfica, tem experts variados -de paleografia a teste de DNA-, tem narração com ênfase em "mistérios" que lembra a de um seriado policial.
E é também o perfeito exemplo de um documentário inócuo: você termina de assistir sabendo exatamente o que já sabia antes, que pouco se conhece sobre a primeira fase da vida de Cristovão Colombo.
Colombo é um prato cheio para os maníacos por minúcias biográficas, aqueles sujeitos que se preocupam mais em saber onde ele nasceu ou a cor do seu cabelo do que o seu significado maior na história da humanidade. Como pouco se sabe sobre o começo de sua vida, cada pequena evidência é esgrimida pelos defensores das várias teses. Era italiano? Espanhol? Judeu?
Colombo teve um papel histórico relevante ao "descobrir" a América, embora se possa argumentar que mais importante que sua viagem de 1492 foi a colonização subseqüente. Outros europeus, os vikings, já tinham estado no continente antes; o que de fato mudou na história humana pós-Colombo foi a duradoura colonização européia das Américas.
Para a maioria dos mortais tanto faz se ele nasceu em Gênova, na Itália, ou em Barcelona, na Espanha (com a provável exceção dos responsáveis pelo turismo nessas duas cidades).
O jornalista americano John Noble Wilford escreveu, em um livro apropriadamente chamado "O Mistério de Colombo", que havia pouca dúvida entre os historiadores sobre o local de nascimento do navegador -Gênova. Mas em Barcelona, como mostra o documentário, há todo um museu dedicado a provar que ele era catalão.
Os testes de DNA mostraram apenas que é bobagem confiar demais em testes de DNA de ossos de meio milênio atrás.


ENIGMA COLOMBO. Quando: amanhã, às 20h, no Discovery Channel.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Marta lança o Pisca-Rápido!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.