UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Livro detalha trajetória de Maria Carneiro, há 30 anos na Globo

Figurinista conta gênese de criações

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

A idéia era fazer algo parecido com o penteado de Ingrid Bergman em "Por quem os Sinos Dobram". E a figurinista cortou bem curto o cabelo de Vera Fischer, na época (1981) protagonista da novela das oito, "Brilhante". "De repente a Vera, uma deusa, não ficou bonita com o cabelo, o pescoço dela era meio parrudo, ficou desguarnecido. Comecei a procurar algo para disfarçar e coloquei uma bandana no pescoço dela", conta Marília Carneiro, a responsável pelo visual das atrizes na novela. "Virou moda nacional."
Histórias como essa recheiam "Marília Carneiro - No Camarim das Oito" (ed. Aeroplano e Senac Rio, com lançamento em 9/12), livro da jornalista Carla Mühlhaus que conta a trajetória da figurinista que há 30 anos veste mocinhos e vilões das novelas da Globo.
Partiu dela, por exemplo, a idéia das famosas meias coloridas de lurex usadas pela personagem de Sonia Braga em "Dancin" Days" (78), que viraram febre. "Copiei de uma capa de disco. Levei um susto, porque andava na rua e via crianças, gente mais velha, todo mundo de meias de lurex. Eu pensava: "Vocês são malucas, isso não é para usar de verdade'", conta Carneiro, 63, que recebeu a reportagem da Folha no camarim das atrizes da novela das oito.
A estréia na Globo foi em "Ossos do Barão", em 73, na época exibida às 22h. A idéia partiu de Dina Sfat, que iria protagonizar a novela e sugeriu ao diretor Daniel Filho o nome de Carneiro, que era dona de uma loja de roupas.
"Daniel me ligou, e quase caí dura. Ele me perguntou quanto eu queria ganhar e, quando eu disse, ele respondeu: "Você ficou louca? Está pensando que é a Elizabeth Taylor?"." Dias depois, veio novo telefonema do diretor, dessa vez aceitando a proposta.
Desde então, já são 13 novelas, seis minisséries e nove seriados na Globo, além das produções para cinema e teatro. Atualmente, frequenta o camarim de Marília Carneiro gente tão distinta quanto a sofisticada Maria Clara Diniz (Malu Mader), com seus terninhos brancos, e a indefinida Laura (Cláudia Abreu), com seus (novamente eles) lencinhos no pescoço. As criações estão na novela "Celebridade". (CLÁUDIA CROITOR)


Texto Anterior: Tecnologia: Novo serviço permite gravar sem videocassete
Próximo Texto: Imagem é tudo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.