São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Eduardo Knapp/Folha Imagem
EM CENA
Juntos há seis anos e sócios na Demeter Films, Natasha Mehler e o francês Nicolas Louckevitch já produziram 40 vinhetas para o canal francês France 2/TV5 e participaram de "Un Prophèt', de Jacques Audiard, ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes; agora, produzem "Cabide', documentário sobre aborto no Brasil


Comprinha racional

O faturamento do setor de vestuário e calçados caiu 6,1% em setembro em relação a 2008, segundo pesquisa da Fecomercio-SP que será divulgada hoje. No acumulado do ano, o setor caiu 4,5%.

FOGUETE
Um dos motivos para a queda são os altos preços das peças com a entrada das coleções primavera-verão. "Houve alta de 0,8% em setembro, a maior dos últimos quatro anos", diz o economista Altamiro Carvalho. "Além disso, o mercado estava superaquecido. Agora, as pessoas estão comprando com mais racionalidade."

COISA ESTRANHA
Ana Maria Braga desconfia que esteja com um de seus telefones celulares grampeados.

 

A apresentadora pediu uma varredura e, diante de "coisas esquisitas", decidiu desativar o número até segunda ordem.

INSTITUCIONAL
Derrotado no STF (Supremo Tribunal Federal), por decisão do ministro Celso de Mello, em ação que moveu contra o jornalista Juca Kfouri, na semana passada, Ricardo Teixeira, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), é um habituê dos eventos socioinstitucionais do tribunal. Ele foi, por exemplo, à posse do ministro Gilmar Mendes na presidência do Supremo. Na ocasião, foi acomodado no fundão da sala em que se realizou a cerimônia. Já na posse de José Antonio Toffoli, ficou na fila do gargarejo, ao lado de Roberto Irineu Marinho, das Organizações Globo.

INSTITUCIONAL 2
Entre reclamações, petições, mandados de segurança, agravos de instrumento e recursos extraordinários, o site do STF registra mais de 30 citações em que a CBF figura ou já figurou como parte.

RUMO A ROMA
O bispo dom Fernando Panico, de Crato (CE), que lidera os pedidos ao papa Bento 16 para que o padre Cícero seja reabilitado, pediu à Companhia das Letras um exemplar do livro "Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão", biografia escrita por Lira Neto que será lançada hoje. Vai enviá-lo ao santo padre para engrossar o dossiê pela reabilitação do religioso brasileiro.

ABELHA RAINHA
O diretor de TV Guga de Oliveira, irmão de Boni, finalizou seu livro de memórias -e serviu alguns aperitivos à revista "Brasileiros" que chega às bancas nesta semana com alguns capítulos do livro. Ele conta, por exemplo, que, num especial de fim de ano gravado com Maria Bethânia e Roberto Carlos, a cantora se negou a usar uma roupa cor de mel reservada para ela pois, às sextas, só usa branco. Um vestido novo foi providenciado às pressas. Tudo certo -ou quase: Bethânia exigiu ainda que um pai de santo viesse benzê-lo.

CAIPIRINHA
O rapper americano Jay-Z pode abrir no Brasil uma filial do bar de esportes 40/40, que já tem casas em Nova York, Chicago, Las Vegas e outras três cidades. O empresário Marcus Buaiz deve comandar a operação local.

DONNA BRANCA
Uma dúzia de lençóis brancos foram usados para revestir os bastidores dos shows de Donna Summer, na semana passada, no Brasil. Superstição? Não, segundo a produção. A cantora só precisava de uma estrutura limpa e livre de pregos, farpas e afins para poder trocar os vários figurinos que usou na performance.

ÉTICA PROTESTANTE
Kristin Davis, cafetina que "forneceu" algumas das prostitutas de luxo que provocaram a renúncia do ex-governador de Nova York Eliot Spitzer, em março de 2008, escreveu para a Universidade Harvard protestando contra o fato de o político ter sido chamado para dar palestra no Centro para a Ética Edmond J. Safra, da instituição. Ela questionou se era "ético" contratar garotas de programa com nome falso ou mentir sobre financiamento de campanha. O professor Law- rence Lessig, que recebeu a carta, respondeu que o ex-governador Spitzer não faria uma palestra "sobre ética", e sim participaria de um ciclo de discussões sobre "corrupção institucional".

CURTO-CIRCUITO
O JORNALISTA E HISTORIADOR Marcos Guterman lança hoje o livro "O Futebol Explica o Brasil", na Livraria Cultura do shopping Bourbon Pompeia, a partir das 18h30.
O LIVRO "O DIÁRIO DE JB" , com as anotações do empresário José Bonifácio Coutinho Nogueira, será lançado hoje, a partir das 19h30, no Jockey Club de São Paulo.
O BABALORIXÁ JAMIL RACHID recebe hoje, às 19h, o título de cidadão paulistano, na Câmara Municipal. A iniciativa da homenagem é do vereador Jamil Murad.
O AUTOR Tahir Shah lança hoje o livro "Nas Noites Árabes". Às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
RAFAEL CORTEZ , do "CQC", e o publicitário Alexandre Bessa falam hoje sobre redes sociais na internet. Das 15h às 17h, no Centro Universitário Senac, em Santo Amaro.
ACONTECE HOJE , às 17h, a final do Torneio Gol de Letra 2009, promovido pela ONG homônima, do ex-jogador Raí.
A FUNDAÇÃO Itaú Social entrega hoje o Prêmio Itaú-Unicef às ONGs autoras dos melhores projetos sociais e educativos.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e LÍGIA MESQUITA


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Contra a parede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.