São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Carlos Fuentes vira "gringo" viajante na TV

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um galã latino de terno branco, bigode bem aparado, com cabeça no mundo e coração nas raízes do México. É uma caricatura como essa que emerge de "A Viagem de Carlos Fuentes", documentário sobre o escritor de "Aura" que o canal Film & Arts exibe esta noite.
O olhar perdido na paisagem que voa apressada na janela, as mãos transformando o cenário em apontamentos no bloquinho, a guitarra flamenca dedilhada ao fundo. A vida de Carlos Fuentes começa a ser narrada de dentro de um trem em movimento.
Essa alegoria, a do eterno viajante, que cruza o planeta de cima a baixo e que traslada o leitor aos caminhos distantes de sua ficção, vai seguir como pano de fundo o telespectador pelos 55 minutos seguintes do documentário.
Produção norte-americana, a biografia reforça que só dois lugares fazem Fuentes se sentir "em casa". Seu México e Washington, onde o filho de embaixador passou boa fatia da infância.
O autor de "A Morte de Artêmio Cruz", em seu inglês fluente, é exibido caminhando pelas ruas norte-americanas, passeando seu traje branco ao lado do romancista ianque William Styron, seu amigo, e recebendo um título de doutor em uma universidade local.
Ah sim, o viajante Fuentes na telinha tem duas outras facetas. Ele se engaja politicamente, vivendo o maio de 68 francês, a Primavera de Praga, defendendo os sandinistas na Nicarágua (cuja ênfase, no documentário, sinaliza o que se descobrirá quando terminam os créditos: o filme é de 1989).
Carlos Fuentes também escreve. E do autor de quase 50 livros se comenta uns três ou quatro, com seus trechos lidos no programa por voz empostada, com fundo de flautinhas e mais dedilhado flamenco. Mais destaque ganham os bastidores da filmagem de seu romance "El Gringo Viejo", com entrevistas com os astros da produção, Jane Fonda e Gregory Peck.
É por caminhos assim que leva a viagem com o veterano gringo Carlos Fuentes. Pense bem, antes de pegar esse trem.


A Viagem de Carlos Fuentes
  
Quando: hoje, às 21h no canal Film & Arts



Texto Anterior: "João e Maria": Crianças, bruxa, bichos, anjos e sopranos
Próximo Texto: Panorâmica: Evento: Cia. do Latão encerra ciclo de debates sobre a mídia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.