UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final
Globo, 15h35.
  
(Naked Gun - The Final Insult). EUA, 94, 89 min. Direção: Peter Segal. Com Leslie Nielsen, Priscilla Presley, George Kennedy. Embora aposentado, o detetive Nielsen volta à ativa, a fim de investigar atentado que se prepara para a noite de entrega do Oscar. O filme revigora um tipo de humor que parecia esgotado (a paródia do tipo surgido em "Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu"). Nielsen é peça-chave da operação.

Duelo de Titãs
SBT, 22h30.
   
(Remember the Titans). EUA, 2000, 113 min. Direção: Boaz Yakin. Com Denzel Washington, Will Patton. Na reacionária Virginia, que só aceita a integração racial nas escolas após 1971, técnico de futebol americano negro é contratado para time de escola. Como uma parte dos seus jogadores é de brancos, ele terá de batalhar muito para que não joguem contra ele. Direção e roteiro de Yakin, que já realizou o admirável "Fresh". Inédito.

Intercine
Globo, 1h25.

Para terça, a opção oferecida é entre "O Povo contra Larry Flynt" (96, de Milos Forman, com Woody Harrelson, Courtney Love) e "Tubarão 2" (97, de Jeannot Szwarc, com Roy Scheider, Lorraine Gary).

Doutor Faustus
Globo, 3h35.
  
(Doctor Faustus). Inglaterra/Itália, 67, 93 min. Direção: Nevill Coghill/Richard Burton. Com Richard Burton, Elizabeth Taylor. Retomada de montagem teatral do "Doutor Fausto" de Christopher Marlowe, em que Burton tinha o papel principal. Aqui, além do papel principal, também co-dirige este autêntico filme de arte. (IA)

O mundo como enigma

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há muitas coisas em "Sobre Meninos e Lobos", o filme de Clint Eastwood atualmente em cartaz. Uma delas é o sentido do mistério, do mundo como enigma que se põe diferentemente a cada um. Basta ver a primeira sequência, fortíssima, a do rapto do menino.
É o mistério que "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal" (TNT, 22h) explora. Um jornalista (John Cusack) vai cobrir uma famosa festa anual dada pelo milionário Kevin Spacey.
Existe em tudo um de ar cordialidade. Ainda assim, algo é estranho nessa cordialidade. As pessoas não se abrem, ou, se se abrem, é para uma espécie de buraco negro. Como Cusack não pode contentar-se com isso, pois é repórter, acabará conhecendo esse mundo a explorar que a TNT massacra sem respeitar o formato original do filme.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Pegaram o mendigo de "A Praça É Nossa"!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.