São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Shiloh - O Melhor Amigo
Globo, 15h35.
  
(Shiloh). EUA, 1997, 93 min. Direção: Dale Rosenbloom. Com Michael Moriarty, Scott Wilson, Blake Heron, Rod Steiger. Um cachorro beagle foge de seu dono cruel e é adotado por menino, que lhe dá o nome de Shiloh. A afeição é mútua. No entanto, o pai dele o força a devolver o cão a seu dono. O garoto fará o possível para comprar Shiloh. Saga canina tida por Leonard Maltin como superior à média das sagas caninas. Isto é, suportável.

O Príncipe e o Vira-Lata
SBT, 22h15.
 
(The Pooch and the Pauper). EUA, 1999. Direção: Alex Zamm. Com Richard Karn, Fred Willard. "O Príncipe e o Mendigo" em versão canina, a saber: Liberty, o cão do presidente, acaba sendo confundido com Moocher, vira-lata que foge da carrocinha. Moocher vai com o presidente, e Liberty vai parar na carrocinha. Bem, podia ser pior. Podia o presidente ter ido por engano para a carrocinha, não é? Disney.

Intercine
Globo, 1h35.

Passa hoje o mais votado entre "Cerimônia de Casamento" (1978, de Robert Altman, com Desi Arnaz Jr., Carol Burnett, Mia Farrow) e "Vítimas da Internet" (1998, de Bill L. Norton, com Cheryl Ladd, Jordan Ladd).

Esquadrão do Futuro
SBT, 2h30.
 
(Blade Squad). EUA, 1998, 120 min. Direção: Ralph Hemecker. Com Corin Nemig, Yancey Arias, Joy Bisco. Em futuro remoto, esquadrão de elite combate o crime munido de... patins. Mais do que os criminosos, no entanto, ele terá de enfrentar rede de intrigas que pretende extingui-lo. Produção pequena, talento idem. Só para SP.

Agarre-me... Se Puderes
Globo, 3h40.
  
(Smokey and the Bandit). EUA, 1977, 96 min. Direção: Hal Needham. Com Burt Reynolds, Jackie Gleason, Sally Field. Contratado para levar uma carga ilegal da Geórgia até o Texas em 28 horas (contando ida e volta), o volante Bandit (Reynolds) inicia aqui sua trajetória cinematográfica, que renderia uma considerável pilha de filmes. Também começa a saga do xerife Gleason, que o perseguirá implacavelmente. Needham, originalmente um dublê especialista em cenas de ação, dirige com humor razoável este filme que hoje já é quase um "cult".

Zumbis no Colégio
SBT, 4h10.
  
(Zombie High). EUA, 1987, 93 min. Direção: Ron Link. Com Virginia Madsen, Richard Cox, Sherilyn Fenn. Garota (Madsen) percebe que seus colegas de universidade estão um tanto estranhos. Logo saberá que eles têm seus cérebros sugados por professores vampiros. Logo terá de pular miudinho para evitar sofrer o mesmo destino. Apesar dessa história bem imaginativa, o filme é muito malfalado. Mas vale arriscar. (IA)

A diversidade de Jean Renoir

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Se Jean Renoir é um dos maiores cineastas de todos os tempos, isso se deve em grande parte à quantidade e à diversidade de suas discretas invenções.
"Toni" (TV5, 23h20), por exemplo, abre o ciclo do canal francês (com legendas em português, louvado seja) trazendo procedimentos que mais tarde iriam constituir o fundamento do neo-realismo e que até hoje um Kiarostami utiliza com êxito. A saber: filmagem nos locais (fora de estúdio), atores desconhecidos e locais.
Estamos entre agricultores imigrantes no sul da França. O sotaque dos personagens é forte. Mas há também uma história: a paixão entre Toni e a bela espanhola, paixão sensual e com desdobramentos em que tudo, bom ou mau, está cheio de vida, como gostava Renoir.

DOCUMENTÁRIO

BBC compila lista de atividades imperdíveis

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Não é enredo do filme "Eliana em o Segredo dos Golfinhos", mas está perto. Afinal, não deixa de ser um mistério por que 20 mil ingleses, telespectadores da BBC, disseram "nadar com golfinhos" quando perguntados qual é a coisa primordial que qualquer pessoa deveria fazer antes de morrer.
O ranking surgiu no ano passado, quando a rede inglesa lançou a enquete "50 Coisas para Fazer Antes de Morrer". Cada um desses itens está no documentário homônimo resultante, que o canal GNT exibe hoje.
Para os brasileiros, fica um pouco mais difícil morrer em paz se levarmos em conta o fato de que a legislação para o tema não vê com bons olhos o mergulho. Está no site da ONG Centro Golfinho Rotador (www.golfinhorotador.org.br): "Mergulhar intencionalmente com cetáceos em todo o arquipélago" [de Fernando de Noronha] é uma das infrações sujeitas a multa e prisão.
A lista, em sua maioria, surge como um roteiro mais indicado para mochileiros ou então para adeptos de atividades radicais, como o "wing walking" (35º lugar), em que o praticante da acrobacia aérea se equilibra na asa de um avião (uma maneira mais fácil de morrer e não algo para antes de morrer, diriam os mais precavidos). Bungee jump (17º lugar) ou escalar o Monte Everest (26º lugar) são algumas das outras atividades imperdíveis.
O estilo de vida à Discovery Channel exerce grande atração nos ingleses. Basta verificar que itens como observação de baleias (4º lugar), mergulhos com tubarões (5º) ou montar cavalo em uma praia (31º) figuram em vários momentos do ranking.
Mas cuidado. Para os entusiastas dos golfinhos, a atração do canal National Geographic das 10h e 14h serve como aviso. "Vida Animal: Golfinhos Selvagens" promete mostrar o lado "determinado e cruel" dos meigos cetáceos.


50 COISAS PARA FAZER ANTES DE MORRER. Quando: hoje, às 21h30; amanhã (7h30; 17h30) e dom. (20h), no canal GNT.


Texto Anterior: Televisão - Daniel Castro: Ação acusa Record de demonizar negros
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.