São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Última apresentação do musical será dia 11 de maio

"Cats" se despede dos palcos londrinos depois de 21 anos

MARCELO STAROBINAS
DE LONDRES

Após 21 anos em cartaz, "Cats" se despede este ano do West End de Londres, onde o espetáculo iniciou sua trajetória que o alçou à condição de um dos musicais mais famosos do mundo.
Após quase 9.000 apresentações na capital britânica, as cortinas vão se fechar definitivamente em 11 de maio, anunciou ao elenco o produtor Cameron Mackintosh. "Queríamos que "Cats" fosse encerrada enquanto sua capa está lustrosa e continua a ser a magnífica experiência que sempre foi", disse ao "Evening Standard".
O fim da temporada londrina no New London Theatre não significa, porém, a "morte" de "Cats", mesmo tendo saído de cartaz da Broadway, em Nova York, em setembro de 2000, após 19 anos. O espetáculo ainda está em turnê por cidades dos EUA até julho e segue em exibição na Hungria, Japão e Alemanha.
"O fato de haver menos turistas internacionais visitando Londres abala mais os espetáculos que estão em cartaz há mais tempo", disse Mackintosh.
A indústria turística britânica registrou drástica queda desde os atentados de 11 de setembro nos EUA. Segundo alguns relatos na imprensa do país, "Cats" só não tem dado prejuízo porque o compositor da peça, Andrew Lloyd Webber, teria renunciado a parte de seu faturamento com o show.
No último sábado, outro renomado musical da dupla Webber-Mackintosh, "Starlight Express", teve sua última apresentação em Londres após 18 anos.
Com base na história infantil "Old Possums Book of Practical Cats", de T.S. Eliot, "Cats" já foi montada em 26 países e em 11 idiomas, acumulando mais de US$ 2,9 bilhões em bilheteria.
Projeto de Lloyd Webber com Mackintosh, o espetáculo estreou em Londres em 11 de maio de 81.
A saída de cena de "Cats" é até agora o mais forte indício do declínio da era dos clássicos musicais dos anos 80. Junto com "Starlight Express" e "Buddy", segundo show há mais tempo em cartaz em Londres e que termina em março, o fim de "Cats" deve abrir espaço para uma nova safra.



Texto Anterior: Novo diretor conclui tese sobre a instituição
Próximo Texto: Gastronomia: Aprendendo a fazer pão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.