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MÚSICA/LANÇAMENTO
O toque de Missy
Associated Press
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A cantora Missy Elliott, 18 kg mais magra, e sua trupe durante ensaio para apresentação no American Music Awards, que aconteceu na última segunda-feira, nos EUA |
Com o conceitual e nostálgico "Under Construction", recém-lançado no país, a cantora norte-americana comete obra-prima do hip hop
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THIAGO NEY
DA REDAÇÃO
Apologia às armas, batalhas
verbais, abuso às mulheres,
agressões e mortes. São acontecimentos associados ao cenário hip
hop há anos. Até agora. Porque,
com "Under Construction",
Missy Elliott incita todos a participarem de sua festa. E, vindo de
quem vem, é uma ordem.
Em seu quarto disco, recém-lançado no Brasil, Missy Elliott
serve-se do passado para traçar o
futuro.
É lembrando e usando referências dos anos 80, de gente como
Run DMC, Beastie Boys, Public
Enemy, Eric B. & Rakim e Boogie
Down Productions, de uma época em que rivalidades eram resolvida em duelos de rimas, que ela
se firma não apenas como "a"
melhor rapper do momento, mas
como "o" melhor rapper do momento. Não há ninguém acima
dela. Ao lado, talvez, só Eminem.
Mas não há similaridades entre
a música de Elliott e de Eminem.
Enquanto o último -por meio
de seus múltiplos personagens-
escancara sua vida e a de seus familiares em suas rimas espertas,
ela prefere tirar um sarro de si
mesma, é desavergonhadamente
erótica ("I'm not a prostitute, but
I can give you what you want",
durante o vibrante single "Work
It"). E brinca com a fama ("I
know by the time I finish this line
I'll hear this on the radio", em
"Gossip Folks").
Com a ajuda do produtor Timbaland (que trabalhou também
no fundamental "Miss E... So Addictive", de 2001), Missy Elliott
compôs em "Under Construction" pérolas sensuais ("Funky
Fresh Dressed"), alegres, para cima ("Slide"), de batidas quebradas, voltadas para a pista ("Go to
the Floor").
O disco é, no final das contas,
um álbum conceitual (praticamente todas as músicas usam referências do hip hop dos 80 para
conclamar uma reviravolta na
atitude rapper atual) mas -o
mais interessante- com canções
independentes, que têm vida
própria quando pinçadas uma a
uma, separadamente.
Essa superioridade absurda de
Missy Elliott quando comparada
a outros rappers atuais já vinha
sendo ensaiada desde "Miss E...",
que continha as deliciosas "Get
Ur Freak On" "One Minute Man"
e "4 My People".
Com instinto raro para construir hits instantâneos, Elliott é
frequentemente chamada para
colaborar/produzir/escrever/
cantar com um leque enorme do
hip hop e do r&b.
Já foram beneficiados pelo toque pessoal de Elliott Aaliyah,
Whitney Houston... (leia quadro
ao lado).
Neste seu último álbum, ela
consegue juntar o que de melhor
já produziu desde que começou
disparar rimas, no Estado da Virgínia, há quase dez anos.
Aparece também 18 kg mais
magra; ela diz que não foi por
questões estéticas, mas exigência
médica, devido à sua pressão
sanguínea.
"Under Construction", nostálgico e futurista ao mesmo tempo,
é uma obra-prima do hip hop.
Missy Elliott pegou o leme e está
guiando o resto.
Under Construction
Artista: Missy Elliott
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 30, em média
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