São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filarmônica inspirou Banda

da Sucursal do Rio

A Banda de Ipanema desfilou pela primeira vez em 18 de fevereiro de 1965, mas a idéia surgiu para Albino Pinheiro em 1959, antes mesmo de Saraceni dirigir seu primeiro filme.
O artista plástico Ferdy Carneiro levou os amigos -Pinheiro e Saraceni, inclusive- a Ubá (MG). Lá, assistiram a um desfile da filarmônica Embocadura.
O grupo ficou fascinado com a comissão de frente: toda de branco, com chapéus de palha, simulando tocar instrumentos de sopro -quem tocava eram os músicos que vinham atrás. Carneiro e Pinheiro -que morreu no ano passado- resolveram, seis anos depois, fazer uma versão da filarmônica em Ipanema.
Desde então, a banda contou com diversos artistas, como Cartola, Leila Diniz, João Saldanha, Jaguar, Zezé Mota e Jorge Benjor.
"O Albino era um grande festeiro que viveu para o Rio. Ia a oito festas por noite. Eu era um esportista. Foi ele quem me apresentou à vida boêmia", conta Saraceni.
O cineasta revela que a idéia de filmar a banda surgiu em novembro, quando ele exibiu "O Viajante" no Festival de Torino (Itália). "Filmei "O Viajante" em Ubá, onde a idéia da banda começou. Fui a um bar em Torino que era frequentado por Nietzche e, sentado lá, nostálgico, me veio a idéia."
A saudade do amigo é a maior motivação. "Vou contar a história da banda desde o início Apesar dos momentos tristes, será uma homenagem à alegria." (AM)


Texto Anterior: Digitais viraram tendência
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.