UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA BRASILEIRO

Canal Brasil exibe as caras da favela

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

Pelo menos desde "Favela dos Meus Amores" (1935), filme desaparecido de Humberto Mauro, a favela tem uma presença tão constante no cinema brasileiro quanto na música popular.
A Mostra Cinema e Favela, que começa hoje no Canal Brasil com a exibição de "Orfeu" (1998), de Cacá Diegues, permite conhecer ou revisitar algumas das imagens que nossos cineastas construíram desse cenário definido pelo "Aurélio" como "conjunto de habitações populares toscamente construídas (por via de regra em morros) e desprovidas de recursos higiênicos".
A favela sempre foi, na cultura dominante brasileira, o território do "outro" -um outro alternadamente exótico ou ameaçador. Da comunidade pitoresca de "Orfeu do Carnaval" (1959) ao inferno do crime de "Cidade de Deus" (2002) -ambos ausentes na mostra-, a favela quase sempre nos foi mostrada como um local ao mesmo tempo próximo (geograficamente) e remoto (do ponto de vista social e cultural).
A partir do Cinema Novo (representado na mostra por "Cinco Vezes Favela", de 1962), a favela tornou-se um dos cenários centrais da encenação da luta de classes (o outro foi o sertão).
Entre os sete longas do ciclo destaca-se "Assalto ao Trem Pagador" (Roberto Farias, 1962), marco do cinema policial brasileiro, que criou o paradigma da favela como o lugar dos despossuídos, que, por isso mesmo, ameaçam tomar o que é da elite. De certo modo, é o mesmo quadro representado em "O Primeiro Dia" (Walter Salles e Daniela Thomas, 1999).
"Romance da Empregada" (Bruno Barreto, 1988) mostra a busca ilusória de uma saída individual, enquanto "Natal da Portela" (Paulo Saraceni, 1988) e o "Orfeu" de Diegues traçam painéis mais complexos das relações entre a favela e o "asfalto".


MOSTRA CINEMA E FAVELA. Quando: de hoje (às 21h) a 28 de fevereiro (horários variados), no Canal Brasil.


Texto Anterior: Artigo: Shopping e Oficina expõem noções distintas de cultura e de vida
Próximo Texto: 53º festival de Berlim: "Realismo poético" premia Winterbottom
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.