São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMMEDIA DELL'ARTE

Peça resgata gênero antigo para melhor elaborar as questões contemporâneas

CHRISTIANE RIERA
CRÍTICA DA FOLHA

Na pesquisa que alia a máscara do palhaço e a música como ferramentas para criação cênica, a Cia. Dramática juntou-se ao grupo Absurda Confraria e aos músicos do Seis com Casca para a montagem do rico e divertido espetáculo "O Amor das Três Laranjas ou KD VOCÊ?" Nesta adaptação de peça homônima de Carlo Gozzi, baseada no conto de fadas escrito por Giambattista Basile, a proposta é trazer a partitura da commedia dell'arte para elaborar questões contemporâneas.
Como trama central, as agruras de um príncipe hipocondríaco com tristeza incurável que ri somente quando assiste a um tombo da Fada Morgana, reação que lhe causa mais problemas: a maldição de partir em busca das três laranjas que abrigam três princesas.
A mistura de elementos clássicos e contemporâneos já se destaca na abertura.
Um coro de doutores entra em cena com uma lista infindável de remédios que vão de fluoxetina a lorazepam, recursos químicos claramente ineficientes no percurso do Príncipe de seu reino até a cidade, onde deverá encontrar o amor que procura.
A direção de Bete Dorgam é muito bem-sucedida tanto na atualização da melancolia como tema dominante hoje como na transformação de música e vídeo em linguagem cênica.
O espetáculo esquenta mesmo com os personagens que o protagonista encontra pelo caminho. São geniais a pedra-poeta que dança um funk, o coletivo dos desgraçados que não admitem a presença de alguém feliz e a cozinheira guardiã das laranjas que mistura "zucchini" com "Pasolini".
Esses quadros, apesar de realmente cômicos, tendem a se expandir por demais tempo em alguns momentos, transformando-se em curvas sinuosas no trilho narrativo.
Mesmo comprometendo o foco central, porém, permitem ao público descobrir que, se a única saída é "rir do mal contemporâneo", o caminhos até lá é tortuoso.

O AMOR DAS TRÊS LARANJAS OU KD VOCÊ?
QUANDO de qui. a dom., às 20h; até 20/2
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel.0/xx/11/2168-1776)
QUANTO grátis (retirar o ingresso com meia hora de antecedência)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom




Texto Anterior: Peça mostra estragos feitos pelo desejo
Próximo Texto: Crítica dança: Coreografia de "À Flor da Pele" relembra obra de Pina Bausch
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.