São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


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FILMES - INÁCIO ARAUJO

LOUCURAS DE GAROTO
Bandeirantes, 13h.    (The Slingshot). Suécia, 1993, 102 min. Direção: Ake Sandgren. Com Jesper Salén, Stellan Skarsgard. Garoto de 12 anos, filho de mãe judia e pai socialista, enfrenta mais problemas de adolescência do que outros meninos, já que suas origens o tornam motivo de escárnio (estamos em Estocolmo, anos 20). Mas o menino resiste bravamente às pressões sociais. A conferir. Drama elogiado pela sensibilidade.

UM MALUCO NO EXÉRCITO
SBT, 14h15.   (In the Army Now). EUA, 1994, 92 min. Direção: Daniel Petrie Jr. Com Pauly Shore, Lori Petty, David Alan Grier. O pacifista Shore entra para escola militar para passar imediatamente para a reserva e, com isso, receber pensão do Estado. Os problemas começam, e a vida boa termina quando surge uma guerra fora de programa e ele é convocado. Comédia que se apóia em instituição desconhecida entre nós (a concessão de pensões para reservistas).

TRÊS TRAPALHÕES DA PESADA
Globo, 15h55.    (Disorderlies). EUA, 1987, 86 min. Direção: Michael Schultz. Com The Fat Boys, Ralph Bellamy. Os Fat Boys, o grupo de rap, compõem a equipe de enfermeiros aloprados de um hospital para onde um velho milionário é mandado pelo sobrinho. O objetivo é ver o velho morto o mais rápido possível. Óbvio que as coisas não acontecem assim.

O ESCONDERIJO
Bandeirantes, 21h55.   (Hideaway). EUA, 1994, 103 min. Direção: Brett Leonard. Com Jeff Goldblum, Christine Lahti, Alicia Silverstone, Alfred Molina. Voltando de um fim-de-semana nas montanhas, pai, mulher e filha sofrem violento acidente -e a família já estava abalada pela morte da filha menor. Aí a trama, partindo da quase morte do homem, degringola para os inevitáveis pesadelos, em que ele se vê como assassino, e as ligações psíquicas entre ele e um criminoso.

SONÂMBULOS
SBT, 23h.   (Sleepwalkers). EUA, 1992, 89 min. Direção: Mick Garris. Com Brian Krause, Madchen Amick e Alice Krige. Mãe e filho são mutantes com características humanas e felinas. Do que eles se alimentam? Da força vital de garotas virgens. O que temos? Uma baboseira sem tamanho. Fuja.

INTERCINE
Globo, 0h35. "Inocente Veneno" (1996, de David Burton Morris, com Grant Show, Wendy Benson) ou "Sarafina!" (EUA/África do Sul, 1992, de Darrell Roodt, com Whoopi Goldberg, Leleti Khumalo).

MULHER, MÃE, ASSASSINA
SBT, 1h30.   (Wife, Mother, Murderer). EUA, 1991, 94 min. Direção: Mel Damski. Com Judith Light, David Ogden Stiers. Cansada da vidinha, mulher mata o marido e a filha, recebe o seguro e foge para a Flórida. Aí, ela parece gostar do novo estilo de vida: se faz passar por outra mulher e trata de batalhar um velho milionário. Pé atrás.

A MORTE RONDA A PANTERA
Globo, 2h40.    (Sunburn). EUA, 1979, 110 min. Direção: Richard C. Sarafian. Com Farrah Fawcett, Charles Grodin, Art Carney. Fawcett é a detetive que se faz passar por mulher de um especialista em seguros para investigar misterioso caso de suicídio ocorrido em Acapulco. O morto tinha ligações com uma quadrilha da pesada. Sarafian é um cineasta subestimado, capaz de grande poesia. Mas Fawcett não faz seu gênero.

OS EUROPEUS
SBT, 3h.    (The Europeans). EUA, 1978, 86 min. Direção: James Ivory. Com Lee Remick e Robbin Ellis. Filmando nos EUA, Ivory não deixa de lado sua paixão pela Europa ao adaptar romance de Henry James sobre irmão e irmã britânicos que vão à Nova Inglaterra, nos EUA, no século 19, visitar parentes. Acima da média do canal.

TV PAGA
Kurosawa e Brooks em horários ruins

da Redação

Que diabo acontece com a programação da HBO e do Cinemax? Qual o sentido, por exemplo, de a HBO programar para 10h30 da manhã o "Sonhos", de Akira Kurosawa?
Neste caso ainda passa, porque o filme é reprisado pela HBO 2 às 16h30. Mas o Cinemax não dá essa alternativa e, em definitivo, 10h45 está longe de ser um horário aceitável para ver o belíssimo "A Sangue Frio", de Richard Brooks (que há alguns meses passou às 13h, num dia de semana).
Aceita-se, ainda, no caso da HBO, o fato de que a programação da emissora é basicamente dedicada ao cinemão. Mas a do Cinemax, tradicionalmente, é um refúgio de cinéfilos. Ou melhor, era. (IA)


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