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COLEÇÃO FOLHA
Célebres óperas "La Bohème" e "Madama Butterfly" vêm em CD
Puccini é o destaque de domingo
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um dos mais importantes compositores italianos de ópera é o tema de domingo da Coleção Folha
de Música Clássica. Completamente dedicado a Giacomo Puccini (1858-1924), o volume traz
trechos das óperas "La Bohème" e
"Madama Butterfly".
Puccini conheceu, na Itália, o
brasileiro Antonio Carlos Gomes
(1836-1896) e começou a compor
quando o venerando Giuseppe
Verdi (1813-1901) ainda estava na
ativa, e vários autores, como Ruggero Leoncavallo (1858-1919) e
Pietro Mascagni (1863-1945), procuravam levar ao palco "a vida como ela é", na escola que ficou conhecida como verista.
Puccini conseguiu uma popularidade superior a todos os veristas, e comparável à de Verdi, graças a uma linguagem musical original, que incorporou as pesquisas harmônicas e orquestrais da
escola germânica de Richard
Wagner (1813-1883), sem perder
o melodismo italiano.
Basta ver o que aconteceu com
"Scènes de la Vie de Bohème",
obra literária de Henry Murger
ambientada na boemia artística
parisiense do Quartier Latin, em
1830. Puccini e Leoncavallo, quase
simultaneamente, adaptaram-na
para os palcos: enquanto a "Bohème" do último permanece desconhecida, a do primeiro se tornou
uma das óperas mais aclamadas
de todos os tempos, com uma ária
("Che Gelida Manina", ou seja,
"Que mãozinha gelada") que é cavalo-de-batalha de todo tenor lírico que se preze.
"La Bohème" é de 1896; "Madama Butterfly" foi composta oito
anos mais tarde, tendo como base
peça teatral homônima de David
Belasco. A trama fala de Pinkerton, um marinheiro norte-americano que faz turismo sexual no Japão, abandonando grávida sua
esposa oriental para se casar com
uma compatriota sua, nos EUA.
O exotismo musical estava em
grande voga na época, e Puccini
lança mão generosamente de melodias de origem nipônica, além
de especiais efeitos de orquestração e harmonia, para construir
uma ambientação "oriental".
Para além dos maneirismos,
"Butterfly" conquista pelas mudanças na caracterização de sua
personagem-título.
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