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ÚLTIMA MODA
Grife lava o Congresso em campanha pela ética
A nova campanha publicitária da Forum arrisca numa
combinação inesperada de moda com política. Em ano de eleição presidencial, a grife vai exibir os modelos Jeísa Chiminazzo e Alexis Vinas lavando o
Congresso e lutando com políticos corruptos. Outras imagens mostram roupas verdes e
amarelas em uma máquina de
lavar. As palavras de ordem dos
anúncios são: "ética", "orgulho
nacional", "limpeza". A campanha foi criada por Marcello Serpa e clicada pelo francês Laurent Seroussi.
A seguir, o estilista Tufi Duek,
dono da Forum, afirma que não
receia que sua campanha seja
confundida com a do candidato
do PSDB à Presidência, Geraldo
Alckmin, que, usando igual metáfora da limpeza, declarou que
"promoverá um banho de ética
no governo" se for eleito.
Folha - Por que você decidiu fazer uma campanha em defesa da
ética num ano eleitoral?
Tufi Duek - O mote não foi o
ano eleitoral. Quero mostrar
que este país merece confiança,
quero que tenhamos orgulho de
sermos brasileiros, quero conscientizar os dirigentes de que temos de ter postura ética.
Folha - Uma das imagens mostra o Congresso Nacional sendo
lavado pelos modelos. Você acha
que a "sujeira" do país está concentrada lá?
Duek - O Congresso Nacional
vem dando péssimos exemplos
de postura ética e moral. Ela não
está concentrada toda lá, mas
são os parlamentares que representam a população brasileira
que dão o péssimo exemplo. Se
eles, que deveriam representar
os anseios da população, fazem
isso, temos de apontar que há
algo errado.
Folha - Você não tem receio de
que sua campanha seja confundida com a campanha do candidato
do PSDB à Presidência, Geraldo
Alckmin, que afirmou que "promoverá um banho de ética no governo" se for eleito?
Duek - A ética não é patrimônio de nenhum político, de nenhum partido. A campanha foi
idealizada antes da definição do
PSDB, e acima de tudo é um
movimento pela ética. O PT,
quando era oposição, se auto-intitulava o partido ético. O importante é o que os políticos irão
fazer, não o que falam.
Anhangabaú FASHION
O vale do Anhangabaú será
tomado por modelos e fashionistas no próximo domingo, quando começa a
19ª Casa de Criadores. Esta será
a maior edição do evento, que
acontece até o dia 22 e apresenta
28 desfiles de jovens designers e
grifes alternativas.
No primeiro dia, haverá desfiles ao ar livre. Eles acontecerão
em diferentes pontos da região
do Anhangabaú e serão abertos
ao público. As demais apresentações serão feitas numa passarela montada na galeria Prestes
Maia, somente para convidados. "A interação com a população e com os espaços da cidade é
um dos nossos diferenciais", diz
André Hidalgo, 36, organizador
e idealizador da Casa de Criadores. Antes de acontecerem no
centro de São Paulo, os desfiles
já ocuparam o Ceasa, o estádio
do Pacaembu e fábricas desativadas na Barra Funda.
Embora não haja uma disputa
declarada, a Casa de Criadores
divide estilistas e atenções com
outro evento dedicado aos novos talentos: o Amni Hot Spot,
organizado pelo empresário
Paulo Borges e considerado
porta de entrada para o cobiçado line-up da São Paulo Fashion
Week (SPFW). "Eu lanço talentos. As outras semanas de moda
podem até alavancar certos nomes, mas eu faço isso antes delas", afirma Hidalgo. Estilistas
como Fábia Bercsek, Ronaldo
Fraga e Karla Girotto, que hoje
integram a SPFW, despontaram
na Casa de Criadores.
Para Hidalgo, outro diferencial do evento é um certo descompromisso com a estrutura
comercial, o que acabaria favorecendo a experimentação.
"Não é o meu papel moldar um
estilista comercialmente. Acho
que o próprio mercado vai se
encarregar disso. Por isso, a Casa de Criadores é mais fresca e
bem mais democrática", diz.
Entre os destaques desta edição estão os desfiles de "veteranos", como Walério Araújo e as
irmãs Carol e Isadora Krieger,
da grife Gêmeas. A Puma, patrocinadora do evento, desfilará
pela primeira vez. "A Casa é um
espaço muito bom para quem
cria, mas ainda não tem uma estrutura de produção para encarar pedidos grandes. É uma boa
vitrine", conta Carol.
"O fato é que temos mais liberdade aqui", diz Walério
Araújo, caso raro de estilista que
fez o caminho inverso: saiu do
Amni Hot Spot para integrar o
line-up de Hidalgo.
LEIA O LINE-UP DA CASA DE CRIADORES
DOMINGO (19.03)16h: Raphael Volk e Augusto
Coutinho; Deoclys Bezerra; 17h:
Ivã Ribeiro; Patricia Gerber;
Humberto Guaracy; Karina
Maltez; Raquel Gaeta; À Dor
Amores; Maira Mendes; Paula
Bertone/Mario Catto; 19h: Puma
SEGUNDA (20.03), 21h: Gustavo Silvestre; Rober Dognani;
Weider Silvério; Ivan Aguilar;
Walério Araújo
TERÇA (21.03), 21h: Fabiana
Bauman; João Pimenta; Thiago
Marcon; Paulo Carvas; Marcelu
Ferraz; Gêmeas
QUARTA (22.03): 21h: P'tit; Madalena; Camila Zoldan; Coletivo;
Laundry; Moshe
Local: Vale do Anhangabaú
CASAS NOVAS
Semana agitada na rua
Oscar Freire. O estilista
Fause Haten inaugurou
sua nova loja, no nº 1.102,
com seis ambientes (feminino, masculino, noite,
jóias, óculos e acessórios),
separados por jardins. No
nº 1.009, a Diesel, repaginada, reabriu as portas com
uma festa na terça, estrelada por Rodrigo Santoro.
ESPORTE DE LUXO
Em seu desfile na Casa de
Criadores, a Puma mostrará
uma linha de jeans masculinos
e femininos criada em parceria com a grife japonesa Evisu,
hype na Europa. As calças custam a partir de R$3.000 e desembarcam nas lojas da Puma
em dezembro. Enquanto isso,
já chegou ao Brasil a cobiçada
linha esportiva de Stella
McCartney para a Adidas.
Quem é você, Polly Maggoo?
Antes de "Prêt-à-Porter",
de Robert Altman (1994), o
filme mais sarcástico e fascinante sobre o mundo da
moda foi feito pelo fotógrafo americano e cineasta bissexto William Klein: "Quem
É Você, Polly Maggoo", de
1966. O DVD do filme de
Klein, 78, saiu há pouco na
França e mereceria ser lançado logo no Brasil.
Polly Maggoo é uma modelo famosa que uma equipe de televisão persegue sem
parar. Satírico, o filme percorre todo o universo da
moda parisiense e descreve,
pioneiramente, a prepotência da TV e a obsessão por
celebridades. Dorothy
McGowan interpreta
o papel-título, num delicioso estilo Nouvelle Vague.
Texto Anterior: Carlos Heitor Cony Índice
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