São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prêmio Shell consagra "Escuro", de Leonardo Moreira, em SP

Espetáculo levou três das cinco categorias em que concorria

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A noite de entrega do Prêmio Shell, em São Paulo, destacou anteontem os jovens profissionais que, no ano passado, assinaram o espetáculo "Escuro".
A peça, com texto e direção de Leonardo Moreira (melhor autor), surgiu de processo colaborativo entre as companhias Hiato e Simples de Teatro.
Levou três dos cinco troféus a que concorria: o figurino de Theodoro Cochrane e o cenário assinado por Moreira e Marisa Bentivegna também foram premiados.
Foi o contraponto à expressiva presença de veteranos entre os vencedores da cerimônia, realizada em bufê no Jardim Europa, sob comando de Beth Goulart.
Da velha guarda, foram reconhecidos Luciano Chirolli, premiado por sua atuação em "As Três Velhas", e a atriz Bete Dorgam, que ganhou por "Casting".
Chirolli é antigo parceiro da atriz Maria Alice Vergueiro, que foi homenageada ao fim da cerimônia por sua carreira de mais de 40 anos. E Dorgam é mestre em improvisação, uma técnica bastante relacionada ao universo dos palhaços.

HOMENAGEM

A premiação do diretor Rodolfo García Vásquez, do grupo Os Satyros, foi uma das apostas certeiras e mais esperadas da noite.
Vásquez concorria na categoria direção por dois espetáculos: "Roberto Zucco" (que venceu) e "Hipóteses para o Amor e a Verdade".
Ele fez um discurso emocionado e lembrou a importância do trabalho do crítico, escritor e ator Alberto Guzik, morto no ano passado.
Durante a cerimônia, dois atores do grupo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes protestaram contra empresas petrolíferas. "Nosso coração de artista palpita com mais força do que qualquer golpe de Estado patrocinado por empresas petroleiras", disse um deles.
O grupo, porém, não recusou o cheque de R$ 8.000 dado a todos os vencedores.


Texto Anterior: Opinião/Temporada: Programação complexa é das mais atraentes dos últimos anos
Próximo Texto: Comida: Café em ebulição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.