São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

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Microtorrefação ajuda a alavancar consumo no país

DE SÃO PAULO

Uma das tendências que têm ajudado a alavancar o consumo no Brasil são as microtorrefações -torras artesanais, de pequenos lotes.
Para o especialista Ensei Neto, seu surgimento está atrelado à crise de preços da matéria-prima. "O produtor, no desespero, viu que a única saída era torrar seu café para tentar vendê-lo valorizado."
Missão bem-sucedida, o produtor encontrou na torra uma maneira de sobreviver à crise do café cru.
Dentro desse processo, o consumidor local também se beneficia, pois passa a ter acesso a esses cafés de qualidade superior.
"Isso deu condições para o consumidor experimentar os grãos e, assim, ele passou a perceber o valor intrínseco do café", explica Neto.
O consumo nacional, portanto, que era fato que remonta ao final do Império, hoje ganha novos estímulos e cresce. "As pessoas começam a se apaixonar pelas qualidades do café, não só pelo hábito."

MICROLOTES
Uma das baristas e mestres de torra mais conceituadas do país, Isabela Raposeiras crava: "É um sintoma importantíssimo [o aumento de consumo]. É um produto brasileiro que antes só ia para fora e agora está ficando aqui".
Na primeira semana de abril, ela abrirá seu Coffee Lab em novo ponto na Vila Madalena, onde manterá a oferta de microlotes que garimpa no território nacional e torra com diferentes perfis.
Há cinco anos no Brasil, a Nespresso, teve "papel fundamental para agregar valor ao café e mudar a percepção do consumidor. Ela fez com que o consumidor parasse para prestar mais atenção nesse produto", diz Raposeiras. "Apesar de ter um custo-benefício ruim e produtos de qualidade limitada, o que a marca representa é importante."
Para o diretor da grife na América Latina, Stefan Nilsson, a Nespresso busca "mostrar cafés raros e sofisticados". E, com "agressiva" ação de marketing, o crescimento da marca no Brasil praticamente dobra a cada ano. (LF)


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