UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Amp" dedica especial a cineastas

DA REDAÇÃO

Do vídeo para a telona. O caminho é cada vez mais seguido por alguns diretores de clipes, e é o tema do mês do "Amp", o programa de música eletrônica da MTV.
A atração de amanhã é dedicada ao francês Michel Gondry, que dirigiu o elogiado longa "Human Nature" (inédito no Brasil) em 2001.
Entre os clipes de Gondry que vão ao ar no "Amp" de hoje, está "Sugar Water", da dupla japonesa Cibo Matto. Para ilustrar o rock experimental das meninas Yuka Honda e Miho Hatori, o diretor/ cineasta dividiu a tela em duas, colocando uma garota em cada quadro. E foi alternando-os com imagens de trás pra frente. Como a própria música do Cibo Matto, nada muito convencional.
Uma visão geral de Nova York, um homem batucando na calçada. É a deixa para a entrada das primeiras batidas de "Let Forever Be", um break psicodélico dos Chemical Brothers cantado por Noel Gallagher, do Oasis.
Aqui, filmado em 35 mm, Gondry brinca com imagens geométricas justapostas de sete dançarinas para simular um caleidoscópio na visão de uma garota.
Outros clipes de Gondry programados para hoje são: "Protection", trip hop do Massive Attack, a excelente "Music Sounds Better with You", de Stardust, e "Around the World", do duo francês Daft Punk.

Alternativos
O primeiro "Amp" "cinematográfico" foi dedicado a Roman Coppola. Na semana passada, foi a vez de Spike Jonze. No último dia da série (dia 25) serão apresentados clipes de Chris Cunningham, o mentor dos clipes esquisitos do também esquisito Aphex Twin, Portishead ("Only You") e Madonna ("Frozen").


AMP. Especial diretores de cinema. Quando: amanhã e dia 25/4, às 23h, na MTV.


Texto Anterior: Gastronomia: Particularidades do bacalhau a martelo
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Hollywood dentro de nós
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.