São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS
Viajando por aí sem dólar no bolso


Editoras lançam relatos de aventuras, como "Sobre Homens e Montanhas" e "Endurance", para rodar pelo mundo sem sair de casa


CYNARA MENEZES
da Reportagem Local

"O que leva alguém a escalar montanhas?", pergunta Jon Krakauer, ele mesmo um montanhista, logo nas primeiras páginas de seu livro, para em seguida reconhecer a dificuldade da resposta.
"Sobre Homens e Montanhas", o livro em questão, é uma coletânea dos artigos publicados por Krakauer em "Outside" e outras revistas norte-americanas desde que decidiu tornar o montanhismo uma parte, e não o centro de sua vida.
Diz, para descrever sua "desintoxicação": "Hoje me sinto como um alcoólatra que conseguiu trocar os excessos de uísque que iam pela semana toda por uma cervejinha no sábado à noite".
Muitas das histórias que conta sobre a obsessão de escaladores de chegar ao topo são arrepiantes, e não são poucas as baixas.
Nos Alpes, mais precisamente no monte Eiger, "co-protagonista" do filme "Escalado para Morrer" ao lado de Clint Eastwood, chega a ser tragicômico quando um deles, derrotado pela montanha, abandona todo o equipamento e se vai com ódio, dirigindo impropérios à chamada "parede da morte".
O cume do retrato do vício de subir muito alto -literalmente- é alcançado em "Um Verão Difícil no K2", relato sobre o verão de 86 nesta montanha do Paquistão, no coração da cordilheira do Karakoram.
É assustador. Nada menos que 13 pessoas morreram durante tentativas de escalar o K2, algumas delas abandonadas à própria sorte pelos companheiros no "salve-se quem puder" de algumas expedições fracassadas.
Em outra aventura dramática, no livro "Endurance", a jornalista freelancer Caroline Alexander narra a missão do explorador Ernest Shackleton no pólo Sul em 1914, quando tentava fazer a primeira travessia a pé do continente antártico.
Shackleton e seus 27 tripulantes não só não conseguiram, como tiveram que passar vários meses tentando encontrar ajuda para sair da empreitada que desde o princípio parecia fadada ao fracasso.
O barco que os levou -o "Endurance" do título- afundou, após 12 meses em que foi o "lar" para aqueles homens, muitos deles simples marujos, deixando-os "desabrigados e à deriva no mar de gelo", como escreveu o fotógrafo australiano Frank Hurley, um dos membros da expedição.
As fotos de Hurley são impressionantes e ilustram todo o livro de Alexander. Para salvaguardar as latas de negativos, ele guardou-as em latas seladas e sepultadas na neve durante todo o período em que o grupo tentava se salvar.
São mais de 140 fotos que estão sendo mostradas ao público, pela primeira vez, em Nova York, desde o último dia 10 de abril, no Museu Americano de História Natural.

Livro: Sobre Homens e Montanhas Autor: Jon Krakauer Lançamento: Companhia das Letras Quanto: a definir (214 págs.)
Livro: Endurance
Autor: Caroline Alexander Lançamento: Companhia das Letras Quanto: a definir (243 págs.)



Texto Anterior: Show festeja bossa nova
Próximo Texto: Trechos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.