São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Parceria com Grupo Pão de Açúcar produzirá 13 títulos da série Todos os Cantos a partir de setembro de 99
Editora 34 vai lançar trilha sonora para ler

BADEN POWELL

Escrita por Dominique Dreyfus, a biografia do violonista da bossa nova será a primeira da coleção Todos os Cantos. O lançamento está programado para setembro deste ano. Segundo a autora, a obra vai revelar aspectos pouco conhecidos da carreira do músico, detalhando, por exemplo, as três vezes em que Powell morou na França. "Nos anos 70, ele era reconhecido nas ruas de Paris", diz Dreyfus, que entrevistou dezenas de pessoas, entre colegas e familiares do biografado. O trabalho de pesquisa e as entrevistas iniciais com o próprio Powell começaram em outubro de 96. "Meu principal interesse é restabelecer a realidade nas lendas da bossa nova e situar a importância de Baden Powell na música brasileira e européia", afirma. SEPULTURA

Segunda biografia a ser lançada (a previsão é outubro), "Sepultura" está sendo escrita a quatro mãos pelo jornalista André Barcinski e pelo técnico de guitarras Silvio Gomes. Amigo dos irmãos Cavalera desde 84, quando eles ainda cantavam em português, Gomes é uma espécie de faz-tudo no Sepultura. Assistiu à maioria dos shows e acompanhou a banda em quase todas as turnês. "Queremos contar como é que quatro moleques saem de Belo Horizonte e vendem 5 milhões de CDs no mundo", diz Barcinski. Além dos integrantes, foram entrevistados cerca de 50 músicos, amigos e familiares. Como pano de fundo, o livro trará a história do metal no Brasil.

da Reportagem Local

Se você curte rock pauleira, forró, mangue beat, bossa nova, frevo, jovem guarda, pop, música sertaneja, samba, bolero, baião ou jazz (ufa!), já vai ter o que ler enquanto ouve seu gênero preferido.
A Editora 34, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, prepara o lançamento de uma coleção de livros sobre música para todos os gostos.
A série, chamada Todos os Cantos, terá 13 títulos -a serem lançados entre setembro de 99 e março de 2001. O anúncio da coleção, coordenada pelo jornalista e crítico musical Tárik de Souza, será feito em evento na próxima sexta, durante a nona edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
O primeiro título será uma biografia de Baden Powell, ainda sem nome definido, escrita pela jornalista Dominique Dreyfus. Um show do próprio violonista no morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro deverá marcar o lançamento da obra, em setembro deste ano (leia texto nesta página).
Para a diretora da editora 34, Bia Bracher, a maior novidade da coleção é a parceria com o Grupo Pão de Açúcar. "O patrocínio nos dá a liberdade de aprofundar o trabalho que já vínhamos fazendo com a Ouvido Musical", diz Bracher, se referindo à coleção de 11 livros sobre música editados pela 34 desde o início da década.
"Com o apoio, podemos arriscar um pouco mais e editar livros de artistas importantes, mas que não estão entre os mais vendidos atualmente. Editorialmente, continuamos investindo em reportagens."
Eduardo Romero, diretor de marketing institucional do Grupo Pão de Açúcar, que está investindo cerca de R$ 1 milhão no projeto, afirma que a coleção Todos os Cantos é apenas o primeiro movimento de patrocínio da empresa na área editorial.
"Já apoiamos a cultura brasileira há seis anos, principalmente com shows em diversos Estados. Agora, com livros, podemos perpetuar essa parceria. O show termina, mas o livro fica", afirma Romero.
Os gastos com o projeto vão além da produção do livro e dos shows de lançamento. Os autores dos 13 livros estão recebendo bolsa mensal e auxílio para produção.
Para a jornalista Bia Abramo, que prepara livro sobre o pop brasileiro dos anos 70, "normalmente as editoras só apostam em quem já é best seller. Essa aposta em autores menos conhecidos é fabulosa".
Para abordar o pop brasileiro dos anos 70, Abramo vai partir da idéia de que essa geração -que vai de Rita Lee e Raul Seixas a O Terço e Walter Franco- absorveu e desenvolveu os ensinamentos do pop internacional.
"É uma variedade de experiências bacaníssima. O curioso é que, apesar do clima de repressão, os anos 70 tiveram uma diversidade que não se observou em outras décadas", afirma a autora, que está entrevistando dezenas de artistas e jornalistas da área cultural ligados a esse período.
Outros quatro títulos da coleção registram períodos musicais. "New Jazz", de Roberto Muggiatti, traça panorama dos jazzistas surgidos nos anos 80. "Jovem Guarda", de Marcelo Fróes, traz uma biografia do movimento, além de um divertido "que fim levou?" sobre cada artista da época.
"História da Música Caipira", de Rosa Nepomuceno, resgata os pioneiros da década de 20 e chega aos caipiras-pop atuais. Por fim, "A Era dos Festivais", de Zuza Homem de Mello, investiga as razões do surgimento e do fim dos famosos festivais de TV dos anos 60.
Além da biografia de Baden Powell, sete livros abordarão um único artista ou banda: "Sepultura" (de André Barcinski e Silvio Gomes), "Dolores Duran" (de Angela de Almeida), "Do Frevo ao Mangue Beat" (de José Telles, sobre Chico Science), "Vamos Bater Lata" (de Jamari França", sobre os Paralamas do Sucesso), "Reis da Voz" (de Luiz Antônio Giron, sobre Mário Reis), "O Tempo e o Mar" (de Stella Caymmi, sobre seu avô Dorival Caymmi) e "Coroa de Couro" (de Fernando Moura, sobre Jackson do Pandeiro).


Texto Anterior: José Simão: Kiss toma Viagra pra botar língua pra fora
Próximo Texto: Shows comemoram cada nova edição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.