São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

O universo de cada geração

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Qual a diferença entre a geração de espectadores de cinema que cresceu nos anos 80 e a dos dias atuais?
Bem, nos anos 80, ainda era possível imaginar que uma garota "porra-louca" pudesse seduzir e transtornar inteiramente a vida de um yuppie, enquanto hoje é muito mais provável que o inverso aconteça.
A primeira hipótese é a que se desenvolve em "Totalmente Selvagem" (Telecine Emotion, 0h50), de Jonathan Demme, e Melanie Griffith é a garota que bota pelo avesso a vida do careta Jeff Daniels.
Por que muda o mundo e por que em tal ou qual direção? É mais fácil dizer por que muda o cinema. Embora exista uma vasta área de manipulação possível, o cinema de massas vai aonde o público vai. E, se este quer "puro entretenimento", é isso que terá.

TV ABERTA

Radio Flyer
Record, 14h.
(Radio Flyer). EUA, 1992, 114 min. Direção: Richard Donner. Com Elijah Wood. Crianças que mudam com a mãe para a Califórnia depois que ela se separa do marido não conseguem se acostumar com a nova vida nem com as crianças do local. Trabalho honesto.

Três Ninjas em Apuros
Globo, 15h35.
(3 Ninjas Knuckle Up). EUA, 1995, 92 min. Direção: Simon S. Sheen. Com Michael Treanor. Três jovens ninjas combatem industrial inescrupuloso que despeja o lixo tóxico de suas empresas numa reserva indígena.

Códigos de Guerra
SBT, 22h30.
(Windtalkers). EUA, 2002, 134 min. Direção: John Woo. Com Nicolas Cage. No início da Segunda Guerra, os japoneses parecem conhecer os códigos americanos de cor e salteado. A solução encontrada é trazer índios navajos para fazerem a codificação e, assim, deixar os japoneses malucos.

King Cobra
Record, 22h30.
(King Cobra). EUA, 1999. Direção: David Hillenbrand e Scott Hillenbrand. Com Pat Morita. Grupo de cientistas testa uma droga experimental para aumentar a agressividade em animais e seres humanos, mas, por problemas ideológicos entre os integrantes do grupo, a experiência acaba saindo de controle.

Intercine
Globo, 1h50.
O preferido dos votantes entre "Dupla Traição" (1989, de Phillip Messina, com Bruce Greenwood) e "Grandes Esperanças" (1998, de Alfonso Cuarón, com Ethan Hawke, Gwyneth Paltrow).

James Dean - O Mito Sobrevive
Bandeirantes, 2h10.
(Come Back to the Five and Dime Jimmy Dean, Jimmy Dean). EUA,1982, 109 min. Direção: Robert Altman. Com Karen Black, Cher. Fãs de James Dean reúnem-se em sua cidade natal, no 20º aniversário de sua morte, para relembrar os bons tempos em que Jimmy era vivo, e elas, jovens.

Sedução e Vingança
SBT, 4h20.
(Poison Ivy 3: The New Seduction). EUA, 1996, 93 min. Direção: Kurt Voss. Com Jaime Pressly. Se há 11 anos sua mãe foi expulsa da casa em que trabalhava, após escândalo de caso amoroso com o patrão, agora a jovem Violet (Pressly) decide usar seu poder de sedução para fazer o acerto de contas com seu passado. Não convém esperar muito.

Com a Maldade na Alma
Globo, 3h40.
(Hush... Hush... Sweet Charlotte). EUA,1964, 150 min. Direção: Robert Aldrich. Com Bette Davis. Para ter uma idéia, Charlotte é a moça que presencia o assassinato do pai pelo noivo e o posterior suicídio do pai. Que ela tenha pirado, em sua solitária mansão, anos depois, não surpreenderá a ninguém. P&B. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.