São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

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Paulo Coelho diz que a verdade sempre aparece

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos autores que mais vendem livros no Brasil, Paulo Coelho diz não acreditar que a divulgação de números influencie as compras dos leitores. O autor de "O Alquimista" e de vários best-sellers mundiais acha que maquiar números é um erro, pois "a verdade termina aparecendo". (ES e SC)

 

FOLHA - Vários editores dizem que não é possível confiar nos números do mercado. Há quem mencione um expediente chamado "fator 2", ou seja, dobrar o número real para efeito de divulgação. Você já ouviu falar disso?
PAULO COELHO -
Mais cedo ou mais tarde, a verdade termina aparecendo. É um processo muito arriscado. Não vejo qualquer utilidade, a não ser a de render algumas matérias antes do lançamento -algo de que, sinceramente, eu não preciso.

FOLHA - O que você acha do fato de algumas editoras adotarem um marketing a partir de números de vendagem? Que tipo de propaganda você prefere que a editora faça?

COELHO -
Acho que a única propaganda que funciona é o boca a boca. Não creio que o leitor esteja interessado na vendagem dos autores. Isso não guia a compra, embora talvez paute alguns cadernos de cultura.

FOLHA - Você é um dos escritores que mais vendem livros no Brasil. Como acompanha os números?
COELHO -
As listas dos mais vendidos que saem nas revistas e jornais costumam corresponder à realidade daquela semana, nada mais. Nem sempre as listas dão uma radiografia correta do mercado.

FOLHA - Você decide junto a seu editor que números são divulgados?
COELHO -
Seria perda de tempo e um erro. Meu leitor jamais se deixaria influenciar por isso.


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