São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Especial fala sobre vírus da gripe aviária

DA REDAÇÃO

A pior ameaça terrorista que a humanidade enfrenta hoje não vem de sujeitos de turbante derrubando aviões ou mandando bactérias letais pelo correio. Ela está sendo gestada pela natureza e viaja nas asas de aves migratórias. Seu nome é H5N1, ou influenza aviária, um vírus que mata metade de suas vítimas humanas e tem o potencial para causar uma pandemia de gripe neste século.
O especial "Silent Killers", do Discovery Channel, composto por dois episódios, esforça-se para colocar a ameaça da gripe aviária em termos que o público americano entenda: "segurança", "bioterrorismo", "alerta", "preparação". Não faltam imagens de cientistas vestidos com uniformes militares atirando em cisnes e gansos selvagens em busca de amostras do vírus nem referências a laboratórios de guerra biológica da ex-União Soviética convertidos à causa de buscar uma vacina contra a gripe pandêmica.
O clima belicoso, no entanto, não chega a estragar o filme. Há entrevistas com Robert Webster, o primeiro médico ocidental a alertar para a ameaça da gripe aviária, há mais de 40 anos. A produção também acompanhou o trabalho dos cientistas que em 2005 recriaram em laboratório o vírus da gripe espanhola, de 1918, a pior pandemia da história (50 milhões de mortos). O relato vale o programa. (CLAUDIO ANGELO) IOLÓGICA    Quando: amanhã, às 20h e às 21h Onde: Discovery Channel


Texto Anterior: Mesa-redonda: Imprensa é tema de debate na Unesp
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.