São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Pelo Sabor do Gesto"

Canções do disco refletem amadurecimento da cantora

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

A visita que Zélia Duncan fez à tradição da música brasileira em "Eu Me Transformo em Outras" (2003) a tornou uma cantora pop consistente, não apenas uma versão melhorada de Ana Carolina, como se podia temer. "Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band" (2005) foi a prova dessa mudança.
Em seu novo CD, "Pelo Sabor do Gesto", Zélia não conta com âncoras tão fortes quanto as do trabalho anterior (a faixa-título, "Benditas", "Dor Elegante", "Milágrimas" e algumas outras), mas o resultado permanece um pop amadurecido, em que os temas são tratados sem muitas concessões ao banal. "Sinto Encanto" (Moska/Zélia) fala com esmero do prazer de cantar: "Eu me alimento/ Do meu silêncio/ E canto/ Porque sinto encanto/ Sinto e canto".
A amizade é exaltada com humor em "Esporte Fino Confortável", parceria com Chico César com clima afim ao de "Ambição" (Rita Lee), a faixa anterior. E o amor, como é hábito num CD de canções, predomina no repertório. É tratado com sofisticação melódica e um bom jogo de versos em "Se Eu Fosse" (Dante Ozzetti/Zélia), mas também com uma simplicidade que se pretende profunda e é só superficial em "Todos os Verbos" (Marcelo Jeneci/Zélia).
As versões de Zélia para duas músicas do francês Alex Beaupain ("Boas Razões" e "Pelo Sabor do Gesto") mostram seu aperfeiçoamento como letrista, assim como "Se Um Dia Me Quiseres" indica que ela pode ser boa melodista, sendo ótima a letra de Zeca Baleiro. "Aberto" é outro pop radiofônico que remete à Zélia do início da carreira, o que não é um elogio. Melhor mesmo é ela interpretando mais uma vez Itamar Assumpção ("Duas Namoradas") e ampliando suas possibilidades de compor e cantar.


PELO SABOR DO GESTO

Artista: Zélia Duncan
Gravadora: Universal
Quanto: R$ 30, em média
Avaliação: bom




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: CDs/DVDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.