São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2011

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"Sou autocrítico e exigente", diz Dudamel

Sensação da música erudita, maestro diz que juventude não é um fardo e que "o importante é estar bem preparado"

Primeira apresentação do regente no Brasil ocorreu anteontem, com a Orquestra Simón Bolívar, em Salvador

Manu Dias/Secom
Dudamel à frente da Orquestra Simón Bolívar, em Salvador

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

Na sua primeira apresentação no Brasil, o maestro venezuelano Gustavo Dudamel, 30, foi ovacionado pelas 1.500 pessoas que lotaram anteontem o Teatro Castro Alves, em Salvador.
Sensação da música erudita, o diretor da Filarmônica de Los Angeles (EUA) regeu a Orquestra Simón Bolívar (Venezuela), seu berço musical.
Na estreia brasileira, Dudamel guiou os músicos da Simón Bolívar -também jovens- por obras dos latino-americanos Carlos Chávez e Evencio Castellanos e de autores célebres como Maurice Ravel e Igor Stravinski.
Eles ainda se apresentarão em Paulínia (SP), em São Paulo e no Rio, antes de partirem para Buenos Aires.
Festejado por onde passa como um fenômeno de carisma e energia, Dudamel viu sua carreira internacional decolar em 2004, quando venceu o Gustav Mahler Conducting Prize. Ele disse à Folha, em Salvador, que a juventude não é um fardo.
"Quando ganhei o concurso Mahler, foi um grande feito, porque envolveu convencer músicos que já foram regidos pelos maiores maestros. Foi um experiência intensíssima, mas o mais importante como jovem músico é estar bem preparado", disse Dudamel.
"Não se pode ficar parado na frente de uma orquestra, mesmo que seja infantil, sem estar preparado, sem ter buscado a excelência. Antes de exigir de uma orquestra, é preciso exigir de si mesmo -e eu sou extremadamente autocrítico e exigente."

O SISTEMA
Dudamel e os músicos da Simón Bolívar são frutos do Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, um programa social criado em 1975 com foco na educação musical e no fomento de pequenas orquestras formadas por crianças e adolescentes.
O alcance social e o mérito técnico, do qual Dudamel é o garoto-propaganda mais bem-sucedido, fizeram de "O Sistema" uma iniciativa replicada em outros país -inclusive no Brasil.
O maestro vê no Sistema um elixir para rejuvenescer a audiência da música erudita.
"O Sistema" não é somente uma fábrica de músicos, mas sim de criação de cidadãos com cultura. Na Venezuela, os concertos têm um público com muitas crianças e jovens", afirmou ele.


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