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TELEVISÃO
TV Cultura vai exibir anúncios institucionais
da Reportagem Local
A nova diretoria da TV Cultura,
empossada anteontem, anunciou
que a emissora vai permitir a inserção de propaganda institucional em sua programação.
O projeto, apresentado pelo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, 64, prevê a veiculação de
anúncios de 15 a 30 segundos.
Ainda não há data prevista para
que esses anúncios possam ser comercializados pela Cultura.
Os anúncios institucionais têm
por finalidade exaltar as qualidades de uma empresa ou uma marca, sem "vender" diretamente
seus produtos.
Atualmente, a TV Cultura admite em sua programação apenas os
chamados apoios culturais. Esses
"apoios" nada mais são do que
patrocínios empresariais a determinados programas.
"Há pressão para que aceitemos
a publicidade comercial, mas não
faremos de forma alguma. Aceitaremos apenas a publicidade institucional. Ela seria inserida de preferência entre um programa e outro", explica Cunha Lima.
Segundo o diretor-presidente, os
anúncios comerciais interferem
ou interrompem a compreensão
da programação, por parte do público que assiste aos programas.
"Na forma como ela é apresentada nas TVs abertas, de maneira
excessivamente editada, a publicidade comercial corta o ritmo da
reflexão do telespectador."
Cunha Lima admite que a aceitação de inserções publicitárias faz
parte do plano de sanear as contas
da emissora. O diretor-superintendente, Manoel Luiz Luciano
Vieira, 54, revela que a emissora
continua operando no vermelho.
O déficit é de R$ 300 mil mensais.
"Pretendemos aumentar a captação de recursos de publicidade
de R$ 13 milhões para R$ 23 milhões. Nosso custo anual é de R$
90 milhões, sendo que R$ 50 milhões vêm do Estado (de São Paulo)", contabiliza Vieira.
Os valores restantes a emissora
pretende conseguir junto a empresas privadas, na forma de doação
ou parcerias.
Programação
O novo diretor de programação
da Cultura, Rogério Brandão, afirmou que a TV Cultura pretende
aumentar a programação voltada
para os jovens.
A direção da emissora considera
que, atualmente, poucos são os
programas dirigidos a esse público, o que explicitaria uma carência
no setor.
"Vamos ampliar o "Turma da
Cultura' para uma hora de duração. Pretendo também mudar o
horário do programa, mas ainda
não definimos isso", diz.
A Cultura também planeja realizar um programa de debates juvenil, com formato a ser definido
por meio de pesquisas, segundo
Brandão. As mudanças, propostas
pela nova diretoria, devem ser implantadas a partir de agosto.
A emissora vai passar a ter 24
horas de programação. Para
preencher os horários da madrugada, a Cultura vai reapresentar
produções da TV Educativa, do
Rio de Janeiro.
Como alternativa ao que é apresentado por outras emissoras de
TV abertas, a rede promete oferecer, aos domingos, "uma programação mais qualificada", segundo Cunha Lima.
"As emissoras, na busca por audiência, nivelaram-se por baixo",
dispara.
Entre os programas, estariam a
"Revista da Cultura", uma espécie de resumo, com as melhores
atrações exibidas pela emissora
durante a semana.
Além disso, será exibido o programa "Boca de Cena", que retrata o universo teatral e que,
eventualmente, pode transmitir
peças na íntegra.
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