São Paulo, quarta, 17 de junho de 1998

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TELEVISÃO
TV Cultura vai exibir anúncios institucionais

da Reportagem Local

A nova diretoria da TV Cultura, empossada anteontem, anunciou que a emissora vai permitir a inserção de propaganda institucional em sua programação.
O projeto, apresentado pelo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, 64, prevê a veiculação de anúncios de 15 a 30 segundos.
Ainda não há data prevista para que esses anúncios possam ser comercializados pela Cultura.
Os anúncios institucionais têm por finalidade exaltar as qualidades de uma empresa ou uma marca, sem "vender" diretamente seus produtos.
Atualmente, a TV Cultura admite em sua programação apenas os chamados apoios culturais. Esses "apoios" nada mais são do que patrocínios empresariais a determinados programas.
"Há pressão para que aceitemos a publicidade comercial, mas não faremos de forma alguma. Aceitaremos apenas a publicidade institucional. Ela seria inserida de preferência entre um programa e outro", explica Cunha Lima.
Segundo o diretor-presidente, os anúncios comerciais interferem ou interrompem a compreensão da programação, por parte do público que assiste aos programas.
"Na forma como ela é apresentada nas TVs abertas, de maneira excessivamente editada, a publicidade comercial corta o ritmo da reflexão do telespectador."
Cunha Lima admite que a aceitação de inserções publicitárias faz parte do plano de sanear as contas da emissora. O diretor-superintendente, Manoel Luiz Luciano Vieira, 54, revela que a emissora continua operando no vermelho. O déficit é de R$ 300 mil mensais.
"Pretendemos aumentar a captação de recursos de publicidade de R$ 13 milhões para R$ 23 milhões. Nosso custo anual é de R$ 90 milhões, sendo que R$ 50 milhões vêm do Estado (de São Paulo)", contabiliza Vieira.
Os valores restantes a emissora pretende conseguir junto a empresas privadas, na forma de doação ou parcerias.

Programação

O novo diretor de programação da Cultura, Rogério Brandão, afirmou que a TV Cultura pretende aumentar a programação voltada para os jovens.
A direção da emissora considera que, atualmente, poucos são os programas dirigidos a esse público, o que explicitaria uma carência no setor.
"Vamos ampliar o "Turma da Cultura' para uma hora de duração. Pretendo também mudar o horário do programa, mas ainda não definimos isso", diz.
A Cultura também planeja realizar um programa de debates juvenil, com formato a ser definido por meio de pesquisas, segundo Brandão. As mudanças, propostas pela nova diretoria, devem ser implantadas a partir de agosto.
A emissora vai passar a ter 24 horas de programação. Para preencher os horários da madrugada, a Cultura vai reapresentar produções da TV Educativa, do Rio de Janeiro.
Como alternativa ao que é apresentado por outras emissoras de TV abertas, a rede promete oferecer, aos domingos, "uma programação mais qualificada", segundo Cunha Lima.
"As emissoras, na busca por audiência, nivelaram-se por baixo", dispara.
Entre os programas, estariam a "Revista da Cultura", uma espécie de resumo, com as melhores atrações exibidas pela emissora durante a semana.
Além disso, será exibido o programa "Boca de Cena", que retrata o universo teatral e que, eventualmente, pode transmitir peças na íntegra.



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