São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

TV Aberta

Beethoven 5
  Record, 14h15 - (Beethoven 5th). EUA, 2003, 91 min. Direção: Mark Griffiths. Com Dave Thomas, Faith Ford, Daveigh Chase. Após ser expulsa de colônia de férias, uma menina se prepara para férias tediosas, numa pequena cidade, com seu tio. Lá estará Beethoven, o cachorro são-bernardo, que desencadeia uma caça a um monte de dinheiro roubado. Dá para trocar "Beethoven 5" pela "Quinta" de Beethoven. Mesmo aqueles que odeiam música.

Os Flintstones - O Filme
    Globo, 15h55 - (The Flintstones - The Movie). EUA, 1994, 91 min. Direção: Brian Levant. Com John Goodman, Rick Moranis, Elizabeth Perkins. Seduzido pelo neoliberalismo, Fred assume um cargo importante na pedreira e torna-se um tirano. Entre outras, demite o velho amigo Barney. Um filme muito bem realizado, na medida em que usa todos os elementos que tem à sua disposição para discutir questões presentes e perguntar-se, entre outras, se o pensamento neoliberal não seria apenas um produto da Idade da Pedra. Estimulante.

Chicago
   Globo, 22h05 - (Chicago). EUA, 2002, 113 min. Direção: Rob Marshall. Com Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, Queen Latifah, John C. Reilly. Duas prisioneiras (Zeta-Jones e Zellweger) só pensam em ficar famosas e tratam de usar a própria prisão para chamar a atenção da imprensa, de modo a se lançarem no mundo do showbiz. Musical que levou o Oscar, mas, perto dos antigos musicais, não daria para o cheiro. A bem dizer, mesmo sem essa comparação incômoda, o filme não é tudo isso. Inédito.

Intercine
Globo, 2h20 - Abre a semana o filme brasileiro escolhido pelos espectadores-votantes: "Gaijin -°Caminhos da Liberdade" (1980), com direção de Tizuka Yamasaki e, no elenco, Kyoko Tsukamoto e Antônio Fagundes. Durante a semana, vale para todas as sessões, de segunda a sexta, os números de votação: para o primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para o segundo filme é 0800.70.9012. (IA)

Crítica

TV Paga

Mitchum impressiona em sessão dupla

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Robert Mitchum é um ator antigo que daria certo nos filmes de David Cronenberg. Ele tem às vezes um ar meio sonado que pode dar a impressão de que é um canastrão.
Mas não é nada disso, como se poderá comprovar em duas obras-primas de que é o ator principal: "Fuga do Passado" (Turner Classic Movies, 22h), de Jacques Tourneur, e "O Mensageiro do Diabo" (mesmo canal, 23h45), de Charles Laughton.
Em ambos, mas sobretudo no primeiro, um policial noir antológico, estamos às voltas com almas turbulentas, torturadas, convulsivas.
Para completar, o Cinemax exibe, também às 22h, o "eXistenz" de Cronenberg. Um filme dentro do game -ou vice-versa-, em que os limites que separam o real do imaginário aparecem inteiramente borrados, indefinidos.
Talvez por isso o filme do canadense tenha fracassado: não está longe da idéia de "Matrix", só que sem firula. E firula, como bem se sabe, é o que mais emplaca.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.