São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nelson Freire se apresenta em Campos do Jordão

Em grande fase, músico estréia piano Steinway; fim de semana ainda terá Orquestra Acadêmica tocando peça de João Guilherme Ripper

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nelson Freire será a grande atração deste final de semana no 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ele se apresenta às 21h de sábado no auditório Claudio Santoro, estreando um piano Steinway, de Hamburgo, que ele próprio escolheu e que foi comprado pela Secretaria de Estado da Cultura com o auxílio da Cesp (Companhia Energética de São Paulo).
O pianista brasileiro atravessa um momento magnífico de sua carreira. Na quarta-feira passada, foi o solista da Orquestra Nacional da França, em Paris, na série de concertos em que o conjunto sinfônico se despedia de seu diretor musical, Kurt Masur -que também estará no Festival de Campos. Freire interpretou o "Concerto nº 5" (O Imperador), de Beethoven, com grande refinamento e sensibilidade. O programa foi transmitido em rede radiofônica européia.
Para a récita de sábado, com ingressos já esgotados, ele fará na primeira parte, de Mozart, a "Sonata alla Turca K. 331", e, de Beethoven, a "Sonata nº 31 em lá maior, op. 110". Na segunda parte -em programa que o pianista refez na última terça-feira-, o "Soneto de Petrarca nº 104", de Franz Liszt, dois prelúdios de Debussy ("Les Sons et les Parfums Tournent dans l"Air du Soir" e "Les Colines d"Anacapi") e, por fim, a "Sonata op. 58", de Chopin.
Também no sábado, mas às 16h30, na capela do Palácio Boa Vista, e com ingressos igualmente esgotados, há o recital de dois músicos estrangeiros convidados pelo festival: o clarinetista britânico Michael Collins e o pianista holandês John Snijders. Eles farão obras de Debussy, Poulenc, Arthur Benjamin, Joseph Horovitz, Verdi e André Messager. Às 21h de sexta a Orquestra Acadêmica, regida por Ronald Zollman, a soprano Rosana Lamosa e o tenor Fernando Portari, interpretam "Olhos de Capitu", do compositor convidado João Guilherme Ripper. No mesmo programa estão a "Sinfonia nº 9", de Shostakovich, e a "Suíte Romeu e Julieta", de Sergei Prokofiev.


Mais informações no site
www.festivalcamposdojordao.org.br



Texto Anterior: Público do filme brasileiro encolhe 30% no semestre
Próximo Texto: Política Cultural: Secretaria de Cultura dará R$ 8,5 mi a filmes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.