São Paulo, domingo, 17 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA "INSENSATO CORAÇÃO"

Psicopatas dão impulso a sucesso da novela

Sem compromisso com o real, trama ganha ritmo vertiginoso e audiência com mortes causadas por três vilões

MAURICIO STYCER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Desde o primeiro capítulo de "Insensato Coração", o público sabe que Leo (Gabriel Braga Nunes) não é só um vilão, mas um psicopata.
Frio, falso, sedutor, com mania de grandeza, já cometeu uma infinidade de maldades gratuitas, pequenos golpes e foi responsável, direta ou indiretamente, por cinco mortes até agora. Por mais de cem capítulos, nenhum personagem da novela notou a psicopatia de Léo. Apenas seu pai, Raul (Antônio Fagundes), desconfiou de algumas atitudes do filho. Somente quando viu Marina (Paola Oliveira) ser "roubada" pelo irmão é que Pedro (Eriberto Leão) se deu conta que Léo era "do mal".
Norma (Glória Pires) foi uma das vítimas de Léo. Ingênua e carente, caiu inteiramente na conversa do vilão, a ponto de deixá-lo furtar seu patrão, que morreu em consequência da ação. Na prisão, onde mofou por alguns anos, Norma leu Dostoiévski e cometeu o seu primeiro crime: matou a chefona da cadeia.

A VINGANÇA
Ao fim de cem capítulos, finalmente solta, ela começou a arquitetar o plano de vingança. Investigou a vida de Léo e descobriu todos os seus crimes. Já causou mais três mortes. Com um dossiê em mãos, obrigou o vilão a se tornar seu empregado. Dá claros sinais, também, de ter um sério distúrbio mental.
Horácio Cortez (Herson Capri), o banqueiro sem escrúpulos, já cometeu uma série de crimes financeiros, mandou matar a própria mulher e se casou com a ingênua e deliciosa arrivista Natalie (Deborah Secco).
Ex-participante de um reality show, ignorante até a raiz, mas esperta, a jovem agora decidiu aproveitar que o marido está na prisão para roubá-lo, além de transar com o advogado em troca de informações sigilosas.
André (Lázaro Ramos) também foi escalado para ser vilão, mas mudou de rumo. Designer bem-sucedido, começou a novela como o maior cafajeste do Rio, mas a rejeição do público o transformou subitamente num cordeirinho sem graça.
Em seu lugar, como quarto vilão da novela, surgiu Vinícius (Thiago Martins). Era um garoto legal até que conheceu seu pai verdadeiro. Assim que ganhou uma família e deu um salto social, Vinícius virou o diabo em forma de gente, espalhando maldades por onde anda. Ele ainda não matou ninguém, o que vai ocorrer em breve, mas já estuprou a namorada.
"Ah, minha filha. Tantas perdas ultimamente", diz Vitória (Nathalia Timberg) para Paula (Tainá Müller), no velório de Milton (José de Abreu), o penúltimo morto. Se contei direito, já foram 12.
Com exceção de Gregório (Milton Gonçalves), todas as outras mortes foram violentas. E, tirando o caso de Jonas (Tuca Andrada), as demais foram causadas direta ou indiretamente por ações dos personagens Léo, Norma e Cortez. Curiosamente, nenhuma dessas dez mortes foi esclarecida pela polícia.
Em resumo, temos quatro vilões assassinos na trama, três deles com traços de psicopatia. O público conhece seus malfeitos, mas a polícia é incapaz de descobri-los.
Nos últimos 40 dias, os personagens da trama começaram a se dar conta do que se passava. Pedro descobriu as maldades de Léo e reconquistou Marina. Norma se vingou de Léo e o "aprisionou" em casa, tornando seu escravo (inclusive sexual). Cortez foi preso por crime financeiro e está na iminência de ser enganado por Natalie. Vinícius destruiu o namoro de Cecília (Giovanna Lancellotti), mas acaba de ser dispensado por ela.
Em ritmo vertiginoso, desde que Norma saiu da prisão, a novela acelerou. Sem compromisso com a realidade, mas ajudado por personagens igualmente distantes dela, o folhetim ficou eletrizante. E a audiência subiu.

MAURICIO STYCER é repórter e crítico do portal UOL.

INSENSATO CORAÇÃO

QUANDO seg. a sáb., às 21h10, na Globo
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim


Texto Anterior: "Estou aqui para tirar o atraso", diz compositor
Próximo Texto: Análise: Na contramão do Brasil, EUA diminuem espaço de tramas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.