São Paulo, sexta, 17 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Canais fazem especiais sobre "Arquivo X'

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

O canal pago Telecine 1 exibirá na próxima semana, nos dias 22 e 23, às 20h30, duas edições especiais do "Galeria". O tema será o longa-metragem "The X-Files - Fight the Future", baseado no seriado "Arquivo X".
O filme estréia no dia 24 de agosto no Brasil. Nos EUA, rendeu cerca de U$ 80 milhões e custou US$ 60 milhões. Os episódios da série são exibidos às sextas, às 23h30, na Rede Record, e às quartas, às 20h pelo canal pago Fox.
O seriado conta a história de dois agentes -Dana Scully, uma legista cética, e Fox Mulder, que acredita em extraterrestres e numa conspiração que vem dos altos escalões do governo.
Acontece que Mulder está certo. A dupla de agentes começa a descobrir uma trama que envolve seus próprios passados. O seriado fez tanto sucesso nos EUA que gerou o filme para o cinema.
"Fight the Future" tem mais ação que a série e intensificou a tensão sexual que existia entre os protagonistas. Eles investigam a explosão de um prédio e se deparam com novas tramas.
O episódio de "Galeria" se utilizou de um "making of" com uma hora de duração, e dividiu-o em dois segmentos de 30 minutos. Produzido pela Fox americana, o "making of" especifica como foram criados os efeitos especiais dessa produção.
Segundo Pedro Garcia, gerente artístico do canal, a maior virtude do especial é falar do filme sem revelar a trama e deixar o espectador com vontade de ir ao cinema.
O Telecine já tem exclusividade para exibir o filme, que será lançado no canal apenas no ano 2000.
Alavanca
A Record se associou à Fox, que distribui o filme, para promover o lançamento do longa nos cinemas. "Com o filme, vamos alavancar a audiência da série", afirma o diretor de programação da emissora, Eduardo Lafon.
O seriado alcança 6 pontos na medição do Ibope. Cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
A apresentadora e editora do "Jornal Onze e Meia", Adriana de Castro, foi enviada a Los Angeles para entrevistar o criador do seriado, Chris Carter, e os atores Martin Landau e William Davis, que interpreta o personagem conhecido como Canceroso.
Como os protagonistas David Duchovny (Mulder) e Gillian Anderson (Scully) estavam em Londres, a emissora enviou Patrícia Piotini para entrevistá-los.
O objetivo é utilizar esse material e o making of produzido pela Fox para fazer um especial. O formato e data de exibição ainda não foram definidos, segundo Lafon.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.