São Paulo, sexta, 17 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS TRANQUEIRAS
Ser gera avalanche de produtos

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

O lançamento de "Godzilla" nos EUA foi acompanhado por uma avalanche nas lojas de mais de 40 tipos de brinquedos, cerca de 40 livros e dezenas de produtos como camisetas, bonés e canecas.
A comercialização de produtos do Godzilla envolveu 80 empresas licenciadas, entre elas Kodak, Taco Bell e Toys 'R' Us.
A Taco Bell, por exemplo, investiu US$ 2 milhões na promoção do filme, dando, no mês de lançamento, em junho, um boneco do Godzilla para os consumidores que comprassem determinadas combinações de comida.
A Trendmasters foi a responsável pela fabricação de 40 brinquedos diferentes, incluindo bonecos de todos os tamanhos ou com apenas partes do monstro, motos, jipes, tanques de guerra etc.
A Toys "R' Us foi a loja de brinquedos oficial do filme e colocou, no dia de seu lançamento, um Godzilla de dois metros dentro de sua principal loja em Nova York. Sua assessoria de imprensa disse que não pode informar ainda quantos produtos foram vendidos, mas a expectativa era de arrecadar US$ 75 milhões.
Esse valor, no entanto, é considerado baixo perto de outros lançamentos de filmes. Com os produtos de "Rei Leão", a Toys "R' Us arrecadou US$ 100 milhões. Isso se deve ao fato de os produtos de "Godzilla" só terem sido colocados à venda um dia depois do lançamento do filme, devido à estratégia de não mostrar o monstro para atrair mais gente ao cinema.
Segundo estimativas anteriores da loja de brinquedos, 30% dos produtos são vendidos antes mesmo da estréia dos filmes.
Além dos brinquedos, foram lançados nos EUA desde o início do ano mais de 40 livros sobre Godzilla, incluindo desde a filmografia existente, fotos, sequência do filme e novas histórias.
Entre os principais títulos estão "Gozilla at World's End" (Godzilla no Fim do Mundo) e "Who's Afraid of Godzilla?" (Quem Tem Medo de Godzilla?), ambos à venda pela Amazon Books (www.amazom.com).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.