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MODA
Fotógrafo peruano, que está no Brasil para fazer o catálogo da Zoomp, afirma que a tristeza não lhe interessa
Simplicidade marca os 90, diz Testino
JACKSON ARAUJO
especial para a Folha
Começa na próxima segunda-feira, dia 20, a temporada de
lançamentos das coleções para o
verão 98/99 das principais marcas
de moda brasileira reunidas em
torno do MorumbiFashion Brasil.
Em sua quinta edição, o evento
deixa de acontecer no prédio da
Fundação Bienal e passa a ocupar
o espaço do Jockey Club de São
Paulo até a próxima sexta, 24.
Os 20 desfiles acontecerão em
três tendas especialmente montadas para acolher imprensa, compradores e convidados.
Marcas difusoras de tendência
como M.Officer, Forum e Zoomp
preparam estratégias de marketing e fazem da fotografia de moda
e das artes plásticas uma alavanca
para o lançamento de suas coleções.
Leia a seguir entrevista com o fotógrafo peruano Mario Testino,
43, que veio ao Brasil para fotografar a campanha publicitária da
marca paulista Zoomp.
Folha - Como o sr. define a fotografia de moda nos anos 90?
Mario Testino - Um retorno à
simplicidade. Quando comecei,
em 76, a fotografia de moda tinha
ainda a referência da mulher do
passado. Agora o que vale é a parte
interior das pessoas, pois até os
anos 80 tudo era muito superficial,
muito boneca Barbie.
Hoje, uma boa foto de moda é
aquela que você vê e sente alguma
coisa e não só fica deslumbrado
com as roupas.
Folha - A melancolia é um traço
marcante?
Testino - Não no meu trabalho,
que sou da América do Sul, onde
tudo é positivo, tudo é novo e diferente. Mas a melancolia é um fato
no trabalho de fotógrafos como
Juergen Teller, David Sims e Mario
Sorrenti, que têm um ponto de vista muito escuro da vida. Eu só vejo
o lado positivo, não me interessa a
tristeza.
Folha - Que fotógrafos o sr. admira?
Testino - Eu adoro Helmut
Newton, Richard Avedon e Cecil
Beaton; são os três de moda que eu
mais olhei. Gosto também de August Sanders e do peruano Martin
Chambi, que documentaram muito bem suas épocas.
Folha - Como será a campanha
publicitária da Zoomp?
Testino - Acho que uma boa
campanha é aquela que interessa
aos jornalistas, produtores de moda e também aos consumidores.
Descobri que tenho a capacidade
de incorporar um pouco de publicidade em meu trabalho. O fotógrafo tem que transmitir a imagem
da marca e a imagem tem que fazer
a roupa vender.
Então fotografei a Eva Herzigova
em Paris para a linha jeans, com o
braço engessado para criar uma
nova sensualidade, e depois vim
para o Rio de Janeiro para fotografar só modelos brasileiras, como a
Gisele Bundchen e a Fernanda Tavares.
Folha - Há algum traço marcante
nas modelos brasileiras que as diferencia de outras modelos?
Testino - Os corpos. A Gisele
Bundchen e a Fernanda Tavares
juntas são inacreditáveis. Eu as vi
num desfile em Paris e observei como emprestam vida às roupas.
Folha - Como foi assinar a edição
"Chic" da "Visionaire"?
Testino - Uma experiência incrível, pois eles me deixaram completamente à vontade para fazer o
que queria. Pensei no conceito de
chique como uma maneira de não
ser egocêntrico, então eu fiz tudo
ao redor da contribuição.
Folha - No prefácio o sr. diz que
ser chique é muito mais do que ter
alguma coisa ou vestir-se bem.
Chique é a maneira como você se
relaciona com as outras pessoas. O
sr. já foi maltratado por alguém do
mundo da moda?
Testino - Quando comecei,
muitas pessoas me trataram mal.
Eu não tinha o look do fotógrafo
de moda, sempre fui um pouco
burguês e em Londres as pessoas
preferiam os fotógrafos de jeans
rasgados e sujos. Eu chegava todo
bem vestido e elas se sentiam em
competição comigo.
Um dia a editora de uma revista
falou pra mim que eu nunca ia ser
um bom fotógrafo. Dizer isso para
alguém que está começando é horrível.
Folha - Em alguns trabalhos o sr.
revela valores culturais como tradição, religiosidade e família. Há
alguma ironia nisso ou são valores
nos quais o sr. acredita?
Testino - Eu gosto muito dessas
coisas. Quando eu comecei, esses
valores não eram "cool", então
eu não podia fazer verdadeiramente isso porque não conseguia
trabalho. Mas agora, quando falo
isso, é bom, as pessoas acreditam,
eu sempre que posso fotografo as
coisas boas da vida. Não tem que
ser hiperestranho para fazer uma
coisa boa.
O sr. pensa em dirigir filmes publicitários de moda?
Testino - A Madonna me pediu
para dirigir seu próximo videoclipe, da canção "The Power of
Goodbye". Acho que a canção vai
ser um hit, mas não sei se vou fazer. Gostaria mesmo era de dirigir
um filme. O meu trabalho é muito
narrativo e isso tem muito a ver
com o fato de eu criar uma história
na minha cabeça quando vou fotografar as pessoas.
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