São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo proíbe desenho violento antes das 20h

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pela primeira vez na história recente, o governo brasileiro está censurando um desenho animado considerado violento.
Em despacho publicado no "Diário Oficial" de anteontem, o Ministério da Justiça classificou como impróprio para menores de 12 anos o desenho animado japonês "Power Stone".
Os 26 primeiros capítulos da série, produzidos no ano passado, foram comprados pela TV Globo, que pretendia exibi-los na sua programação infantil, de manhã. Se a classificação do ministério for mantida, o programa não poderá ir ao ar antes das 20h.
"Power Stone" tem linguagem gráfica semelhante à de produções como "Pokémon" e "Digimon" e é tão violento como "Dragon Ball Z" -no ar na Band (18h) e na Globo (de manhã).
Na internet, o seriado japonês é descrito como uma saga de adolescentes lutadores, especializados em artes marciais. Alguns personagens são descendentes de ninjas. O protagonista, Falcon, "destrói o mal com movimentos rápidos e socos violentos".
A Globo pode recorrer do veto do Ministério da Justiça, mas teria que assumir compromisso de cortar cenas violentas, o que mutilaria o desenho. Também pode ignorar a classificação, pois a portaria do governo que obriga as emissoras a cumprirem os horários determinados pelo ministério está suspensa pela Justiça.
A Globo não se manifestou.

OUTRO CANAL

Sedução
Algoz da TV Globo, o juiz carioca Siro Darlan -aquele que proibiu menores em "Laços de Família"- virou atração da emissora. Já foi ao "Gente Inocente" e, anteontem, gravou o "Intimidade", do "Planeta Xuxa". Coincidentemente, Darlan andou fiscalizando esses dois programas. Detalhe: as gravações foram interrompidas porque Xuxa sentiu cheiro de queimado no estúdio.

Gol
Apresentador do "Supertécnico", o jornalista Milton Neves está cotadíssimo para ancorar um "show de notícias" diário na Band. A Band acha que Neves não será um mero clone de José Luiz Datena.

Papel
A Globo recuou da idéia de cortar cenas da versão internacional de "Laços de Família", e Manoel Carlos renovou, anteontem, contrato com a emissora. Até 2007.

Versão
O jogo da seleção brasileira contra o Paraguai, anteontem, rendeu surpreendentes 47 pontos no Ibope à Globo, audiência maior do que a de "Porto dos Milagres" (44 pontos) e do "Jornal Nacional" (só 33, contra 21 das novelinhas do SBT).

Caixa
O SBT vai faturar R$ 20 milhões com a transmissão da festa do peão de Barretos, pela qual pagou R$ 2 milhões.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Camiseta amarela já era! Agora é chimarrão e bombacha!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.