São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stomp adiciona humor a batuque em objetos em turnê pelo Brasil

Grupo traz ao país espetáculo que faz em Londres e Nova York

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

Pode até parecer improviso, mas tudo é minuciosamente planejado, coreografado e reproduzido por quatro grupos pelo mundo.
O Stomp, que faz música com objetos do "dia a dia", como vassouras, caixas de fósforo, isqueiros e latas de lixo, chega ao Brasil amanhã com um espetáculo idêntico aos fixos, de Londres e Nova York, e não muito diferente do que se viu há uma década.
Isso porque os fundadores, os ingleses Steve McNicholas e Luke Cresswell, há quase 20 anos idealizam pessoalmente as coreografias da trupe, evitando dar margem a "invenções" pelos membros de seus elencos.
"Não existe criação de instrumentos [pelos músicos]. Senão perde a coisa original", explica Marivaldo dos Santos, 37, brasileiro que faz parte do elenco nova-iorquino, no grupo desde 1996.
Marivaldo viaja com o grupo para a turnê no Brasil, que começa em São Paulo (de amanhã a domingo) e passa por Rio (dias 28 e 29), Curitiba (de 31/8 a 2/9) e Porto Alegre (dias 4 e 5/9).
Ele defende que o Stomp de hoje é "muito mais complexo musicalmente" em comparação com o de 1991 -ano em que foi criado-, com "números e iluminação novos". "Mas não perdeu nada", afirma.

HUMOR SEM PALAVRAS
Além de apostar no poder do batuque em objetos "que fazem parte da vida", o Stomp tem humor.
Centrado em um líder, que comanda o espetáculo, e em um ou dois personagens "marginais", o show procura manter a atenção da plateia com eficientes números de comédia, mesmo sem nenhum diálogo.
Esse é outro item da "fórmula": a falta de palavras faz com que o Stomp possa ser levado, de maneira idêntica, a qualquer parte do mundo.

STOMP
QUANDO amanhã e quinta, às 21h30, sexta, às 22h, sábado, às 17h e às 22h, e domingo, às 16h e às 20h
ONDE Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955, tel. 0/xx/11/4003-5588)
QUANTO de R$ 30 a R$ 200
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Crítica/Biografia: Livro complementa a escassa bibliografia musical brasileira
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.