São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duo Assad se reúne em SP para mostrar antipurismo

Renomados irmãos violonistas estão separados por mais de 6.000 km

Sergio vive em Chicago, enquanto Odair mora na Bélgica; a dupla cruza tradições musicais com quarteto americano

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Separados por mais de 6.000 km de distância, os irmãos violonistas Sergio e Odair Assad se encontram hoje, em São Paulo, para uma apresentação única no teatro Bradesco com o Turtle Island String Quartet.
"Tocar juntos, para nós, não é problema, pois fazemos isso há 45 anos", explica Sergio, que reside na cidade norte-americana de Chicago, enquanto o mano mais novo habita do outro lado do Atlântico, na Bélgica.
"Quando nós fomos para a Europa, em 1985/1986, já foi para morar em lugares diferentes: eu em Paris, ele em Bruxelas."
Representando para o violão o mesmo tipo de referencial de qualidade encarnado por Nelson Freire ao piano ou Antonio Meneses ao violoncelo, o Duo Assad tem como hábito explorar um repertório avesso ao purismo, cruzando tradições musicais.
Tendo colaborado com o violoncelista Yo-Yo Ma, os violinistas Nadja Salerno-Sonnenberg e Gidon Kremer e o saxofonista Paquito D'Rivera, eles agora dividem o palco com o Turtle Island.
O quarteto de cordas norte-americano já esteve no Brasil em 1994, quando se apresentou no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
"Eles são ligados ao jazz, improvisam e não usam vibrato", diz Sergio.
"Nós vamos apresentar um repertório híbrido mostrando a música de corda pelo mundo, com autores como Astor Piazzolla, Egberto Gismonti, Chick Corea e Ralph Towner", adianta ele.

DUO ASSAD E TURTLE ISLAND STRING QUARTET
QUANDO hoje, às 21h
ONDE teatro Bradesco (r. Turiassu, 2.100, tel. 0/xx/11/3670-4100)
QUANTO de R$ 60 a R$ 170
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Raio-X: Duo Assad
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.