São Paulo, Sexta-feira, 17 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensaio on line discute o futuro da leitura

A ensaísta brasileira Giselle Beiguelman leva à exposição internacional "Net Condition" seu site "O Livro depois do Livro", estudo pioneiro sobre a leitura e a escrita na Internet

JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas

A ensaísta e pesquisadora brasileira Giselle Beiguelman participará da exposição internacional de web arte (arte na Internet) "Net Condition", que começa no próximo dia 23 simultaneamente em quatro cidades: Karlsruhe (Alemanha), Graz (Áustria), Tóquio e Barcelona.
O trabalho da autora na mostra será o site "O Livro depois do Livro", que ela define como "um ensaio hipertextual e visual sobre a cyberliteratura e a condição de leitura e escrita na Internet".
Por se tratar de um site, não é preciso ir a alguma das quatro sedes da exposição para ter acesso a ele. Basta ter em mãos um computador conectado à rede e ir ao endereço www.desvirtual.com/giselle.
A própria Giselle só vai estar, fisicamente, a partir de outubro num dos locais da exposição, Karlsruhe, sede da organização que promove o evento, a ZKM (Centro de Arte e Mídia).
"O Livro depois do Livro" é um trabalho pioneiro (pelo menos no Brasil) sobre as relações entre a Internet e a literatura, procurando investigar como as duas se interpenetram e se modificam reciprocamente.
"É uma investigação sobre literatura, leitura e mídia no final do século 20", define a autora, que ganhou uma bolsa de pesquisa da Fundação Vitae para desenvolver seu projeto.
O site "O Livro depois do Livro" é dividido em diversas partes, cada uma dedicada a um tipo diferente de confluência entre o livro e Internet.
"Livros de Areia", por exemplo, exibe e discute obras ficcionais criadas especialmente para serem lidas na Internet.
Em "Zona de Atrito" encontramos os mais variados trabalhos que dialogam com os recursos de leitura e programação da Internet, desde um "browser" que auxilia a esmiuçar a "Bíblia" até fotonovelas e romances de folhetim formatados para a leitura on line.

Obras coletivas
Uma das seções mais interessantes do site é a de "Obras Coletivas", que reúne os trabalhos literários (poemas, romances) construídos por vários autores, cada um acrescentando on line sua contribuição.
Há ainda uma parte do site dedicada às "máquinas de leitura", ou seja, "os artefatos e ferramentas desenvolvidos para processar e otimizar a leitura e a escrita".
De acordo com Giselle, seu site começou como um "diário de bordo" de sua pesquisa, no qual ela ia coletando sites e separando-os em compartimentos críticos. "No decorrer do trabalho decidi fazer um discurso crítico sobre a intertextualidade e sobre a cultura on line usando as próprias categorias dessa mídia."
Daí surgiu o que a autora chama de "ensaio visual em hipertexto", um trabalho que incorpora em sua própria constituição os elementos que analisa e discute.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.