São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/TV Globo
PIZZA Gisele Itiê, a Júlia da novela "Começar de Novo", e Fausto Silva gravam em SP, no último dia 11, o "Domingão do Faustão" de domingo; a atriz se emocionou com depoimentos de familiares

TV Globo lidera campanha nacionalista

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo foi a rede que mais deu espaço à campanha nacionalista "O Melhor do Brasil É o Brasileiro", assinada pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), apoiada pelo governo federal e estrelada pelo jogador Ronaldo e o pelo cantor Herbert Vianna.
Das 206 inserções de comerciais de um minuto cada um veiculadas em São Paulo de 26/7 até a última terça, 82 (ou 40% do total) partiram da Globo. Esses anúncios, todos veiculados gratuitamente, custariam (só na Grande SP) R$ 3,9 milhões. Só o espaço cedido pela Globo equivale a 84% (R$ 3,260 milhões) desse total.
Isso se explica porque a Globo também cedeu os horários mais nobres e mais caros. As novelas das oito (nove inserções), das sete (oito) e o "Jornal Nacional" (seis) estão entre os dez programas que mais exibiram a campanha.
O levantamento foi feito para a Folha pelo Controle da Concorrência, serviço que monitora publicidade. O SBT foi vice-líder em exibições: 50 inserções (24% do total). A Band veiculou 38 comerciais (18%), a Rede TV!, 26 (13%) e a Record, só 10 (5%).
Ao som de "Tente Outra Vez" (famosa com Raul Seixas), os comerciais mostram como Ronaldo e Vianna deram a volta por cima. Na linha "Sou brasileiro e não desisto nunca", a campanha volta com força total na semana que vem, em três novas peças _uma delas será com o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

OUTRO CANAL

Astral 1
Não é só Xuxa que passa por fase ruim (a Globo determinou mudanças em seu programa, em baixa no Ibope). Marlene Mattos também. Está cada vez mais perdendo poder na Band.

Astral 2
Na Band, avalia-se que nada do que Marlene fez até agora deu certo. O maior exemplo é o programa de Preta Gil. Não emplacou _sábado passado, deu só 1,5 ponto no Ibope.

Incógnita 1
O jornalista Marcelo Rezende vai apresentar o "Fala Brasil" assim que for "extinto" o "Cidade Alerta", na Record, o que deve ocorrer com a estréia de "A Escrava Isaura", em 18 de outubro.

Incógnita 2
Não será surpresa se o "Cidade Alerta", que dá audiência, apenas mudar de nome e formato. Pode até continuar no mesmo horário: é possível que o "Fala Brasil", hoje matinal, passe com Rezende para a faixa das 18h. Nesse caso, o vespertino "Tudo a Ver", de Paulo Henrique Amorim, iria para as manhãs.

Expansão
A voz de Luciana Gimenez foi ouvida em todas as emissoras de São Paulo durante o horário eleitoral noturno de terça-feira. A geração do programa político foi feito pela Rede TV! Em alguns momentos, era possível ouvir Luciana nitidamente dizendo: "Boa noite, gente!". A Rede TV! diz que ainda está apurando como e onde ocorreu o vazamento de áudio.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Ereções 2004! Chega de pleito, queremos blunda!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.