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Reedições de filmes confundem consumidor
Distribuidoras lançam mesmo título com extras diferentes para estimular vendas
DVDs ganham nomes pomposos como "edição definitiva" para seduzir colecionador; nem sempre nova versão traz vantagens
SANDRO MACEDO
DO GUIA DA FOLHA
Pense rápido: o que o western "Rastros de Ódio", a comédia "Curtindo a Vida Adoidado"
e a aventura "O Patriota" têm
em comum? Todos já foram
lançados em DVD no Brasil
-mais de uma vez. A prática
não é nova, mas, nos últimos
meses, os relançamentos no
mercado estão se tornando
mais freqüentes.
Se, nos primeiros anos do
DVD, apenas os grandes clássicos que já estavam nas prateleiras ganhavam uma "revisão",
hoje qualquer título se presta a
uma nova versão. Normalmente, eles chegam com sobrenomes pomposos para atrair o
consumidor, como "edição especial", "definitiva", "de colecionador" etc. No entanto, nem
sempre a nova versão traz tantas vantagens.
Muitos colecionadores já
vêem com desconfiança os lançamentos que chegam sem nenhum extra -pode ser um sinal
de relançamento à vista. O jornalista Roberto Chaves, 45, por
exemplo, tem mais de mil títulos em sua coleção, vários deles
repetidos. "No começo comprava assim que o filme saía em
DVD. Às vezes importava o filme antes do lançamento brasileiro. Agora espero um pouco."
"A Era do Gelo 2" (Fox) é um
exemplo de que a paciência pode ser uma virtude para o consumidor. Campeão de público
no Brasil em 2006, com cerca
de 5,8 milhões de espectadores,
a animação já ultrapassa a marca de 200 mil DVDs vendidos.
O que muitos não sabem é
que uma nova versão será lançada em novembro, de olho nas
vendas de Natal. Se a opção disponível não traz nenhum bônus, o próximo lançamento deve chegar carregado de extras.
O diretor de marketing da Fox,
Edson Zeppelini, explica que o
lançamento de "A Era do Gelo
2" foi antecipado, saindo no
Brasil antes dos mercados europeu e norte-americano. "Em
função disso, só tínhamos condição de fazer o DVD simples,
sem atrativos. Foi uma mudança de última hora e queríamos
aproveitar a campanha do filme no cinema." Mesmo sem
atrativos, o disco é vendido por
salgados R$ 44,90. O especial,
porém, deve provocar queda no
preço da versão simples.
O designer Mauro Villaboim
Garcia, 32, é seletivo na hora de
reinvestir num título. "Não é
qualquer making of que me faz
comprar a nova versão. Para isso, ele tem que parecer um outro produto. O "Titanic", com
quatro discos, tornou-se realmente especial", conta. Garcia
usa a internet para se informar
sobre as versões do mercado
norte-americano, que podem
chegar aqui. Já Roberto Chaves
olha também publicações especializadas em cinema, como a
revista italiana "Ciak", que
aponta para os próximos meses
uma nova versão de "Blade
Runner", em quatro discos.
Dicas
Na maioria dos casos, o relançamento segue o padrão do
mercado norte-americano, onde estão as grandes distribuidoras. "A matriz em Los Angeles
oferece os lançamentos que vão
sair no ano, inclusive os "special
collectors editions'", diz a diretora de marketing da Paramount, Flávia Barbosa. "Analisamos as diferenças. Os mais
interessantes, nós lançamos."
No começo de outubro, a Paramount relança no Brasil
"Grease - Nos Tempos da Brilhantina" com a alcunha "Rockin" Edition" e extras que vão
desde cenas inéditas até ensaios das coreografias. A distribuidora reciclou recentemente
vários títulos interessantes,
mas de pouco valor comercial,
como "A Testemunha" e "Gallipoli". Segundo Flávia, vários indícios podem levar ao relançamento: "Uma data especial de
aniversário, ou um "remake" em
cartaz, ou um ator/diretor que
esteja fazendo sucesso". Para a
executiva, o consumidor não é
penalizado. A idéia é cativar um
público mais exigente. "Vendemos cerca de 150 mil discos da
primeira versão de "Grease", e a
previsão para o relançamento é
ficar na casa dos 25 mil."
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