São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Instituto Tomie Ohtake, CCBB, USP e Casa do Saber sediam eventos e debates

Seminários discutem cultura atual

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Na fronteira entre a arte e a filosofia mora o delicado terreno da estética. Entre hoje e amanhã, quatro ciclos discutem temas relacionados à cultura, ao pensamento e mercado artístico, reunindo intelectuais brasileiros e estrangeiros, artistas e produtores.
São grandes conjuntos de conferências, mesas-redondas e debates (veja programação ao lado), dos quais dois giram em torno da pós-modernidade e seus desdobramentos. A programação da "Semana Internacional da Pós-Modernidade", no Instituto Tomie Ohtake, traz nomes como o de Gianni Vattimo, da Universidade de Turim, e Michel Maffesoli, professor da Sorbonne. A Casa do Saber pega carona na vinda dos convidados internacionais e promove seminário paralelo.
Já o ciclo "Arte, Cultura e Erotismo", no Centro Cultural Banco do Brasil, surge como pano de fundo para "Erótica - Os Sentidos na Arte", mostra que o centro sedia até 8/1. O primeiro dos conferencistas é o curador Tadeu Chiarelli, que discute o cruzamento das esferas erótica e artística.
Um movimento integrado entre faculdades da USP (FAU, FEA e FFCLH) criou a Fearte, evento que pretende discutir o cenário artístico/estético e o caráter mercadológico da produção atual. Até sexta, as faculdades envolvidas abrigam não apenas as mesas-redondas, mas também oficinas, apresentações teatrais, shows de música e uma feira de livros.


Texto Anterior: Cinema: Venezuela lança seu "Cidade de Deus"
Próximo Texto: Festival de Brasília traz novo Ruy Guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.