São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Um Trapalhão na Cadeia   
SBT, 14h15; livre. (Ernest Goes to Jail). EUA, 1990, 82 min. Direção: John R. Cherry 3º. Com Jim Varney, Gailard Sartan.
Sósia bandido atrapalha a vida do bancário Ernest (Varney). Enquanto este vai para a cadeia, o bandido vai para o banco. A emissora já exibiu o filme colocando, de maneira mais honesta, o nome "Ernest" antes do qualificativo "Trapalhão", que é, como se sabe, codinome de Renato Aragão.

O Casamento do Meu Melhor Amigo   
Globo, 15h35; classificação indicativa não informada. (My Best Friend's Wedding). EUA, 1997, 105 min. Direção: P.J. Hogan. Com Julia Roberts, Dermot Mulroney, Cameron Diaz.
De repente, Julia descobre-se apaixonada por um velho amigo, a quem não vê há séculos. Claro, estamos às vésperas do casamento do rapaz com outra garota. Desde então, Julia moverá céus e terras para que o casamento não se consume. Comédia romântica a que só a regressão dos costumes aos níveis de 1930 ou 1940 dá atualidade. Mas seria injusto não ver em Roberts um carisma também próximo ao de estrelas dos anos 30 ou 40. No mais, ok para o gosto adolescente.

Exorcista - O Início  
SBT, 23h; não recomendado para menores de 16 anos. (Exorcist - The Beginning). EUA, 2004, 114 min. Direção: Renny Harlin. Com Stellan Skarsgard, Izabella Scorupco, James D'Arcy, Remy Sweeney.
Já que não dá para ir mais adiante, a história volta atrás. Tem sido um hábito. Aqui, o padre Merrin (Skarsgard), cuja glória vem do filme original, "O Exorcista", de William Friedkin (1973), é visto em seu primeiro enfrentamento com o demônio africano Pazuzu, que voltará a encontrar em dias mais gloriosos. Originalmente, o filme era para ser de Paul Schrader, que o dirigiu e entregou versão ao produtor, que o despediu no ato e chamou Harlin para refazer a coisa, com o mesmo roteiro etc. O conjunto (isto é, os dois filmes) pode ser, portanto, uma aula de cinema. A versão de Harlin é, claro, a superficial.

O Declínio do Império Americano    
Cultura, 23h40; classificação indicativa não informada. (Le Déclin de l'Empire Américain). Canadá, 1986, 101 min. Direção: Denys Arcand. Com Rémy Girard, Dominique Michel, Dorothée Berryman, Yves Jacques, Louise Portal.
Desde a preparação de um jantar, o encontro entre um grupo de quatro amigos e seus convidados deriva em uma ampla, contínua discussão sobre sexualidade e suas experiências. O grupo é formado por professores universitários, mas não é professoral. Nesse particular, todos são sempre aprendizes. De certa forma, Arcand raspa o tacho do cinema autoral. Legendado.

Intercine
Globo, 4h05. A sessão dita interativa entra na alta madrugada, apresentando o escolhido pelos espectadores-votantes. Será "8 Mile - Rua das Ilusões" (2002; não recomendado para menores de 16 anos, de Curtis Hanson, com Eminem, Kim Basinger, Mekhi Phifer) ou "Anaconda 2 - A Caçada pela Orquídea Sangrenta" (2004; não recomendado para menores de 14 anos, de Dwight H. Little, com Johnny Messner, Kadee Strickland, Matthew Marsden).
(IA)



Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! A Bolsa tá Al Qaindo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.