São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

DETETIVE SILVIO

Silvio Santos está decidido a contratar uma empresa internacional de investigação para, de acordo com um executivo do grupo, descobrir em detalhes, e por conta própria, o que ocorreu no banco PanAmericano bem embaixo de seu próprio nariz. A Polícia Federal e o Ministério Público já apuram as possíveis irregularidades na instituição, mas o apresentador pretende mostrar ao mercado que está pessoalmente engajado no esclarecimento de eventuais "maracutaias".

FIO CONDUTOR
Uma das empresas aventadas para a tal investigação foi a Kroll. Mas auxiliares de Silvio Santos queriam descartá-la pelo histórico de envolvimento com disputas societárias que tiveram como pivô o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

NADA SEI
A decisão de Silvio de processar ex-diretores do PanAmericano, tornada pública no domingo, por meio de anúncios pagos na imprensa, é outra das iniciativas tomadas pelo apresentador para mostrar que comanda as rédeas do escândalo. E reafirmar que ele ocorreu sem o seu conhecimento.

ELA VEM
O presidente francês Nicolas Sarkozy foi um dos primeiros chefes de Estado a confirmar presença na posse da presidente eleita Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro. Virá com a primeira-dama, Carla Bruni.

RELATÓRIO
José Eduardo Cardozo, Antonio Palocci e José Eduardo Dutra, coordenadores da campanha de Dilma à Presidência, estão visitando todos os ministérios para um "pente fino", a pedido da presidente eleita. Cardozo teve há alguns dias longa conversa com Fernando Haddad, ministro da Educação.

EM CASA
O vice-presidente José Alencar, que fez campanha contra o PSDB em Minas Gerais, festejava há alguns dias, entre amigos, a eleição dos mineiros Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) para o Senado. Ele cobriu os dois de elogios numa conversa que teve com o senador paulista Eduardo Suplicy (PT-SP), que foi visitá-lo no hospital Sírio-Libanês. E, mesmo doente, perguntava ao parlamentar detalhes das últimas votações na Casa.

À MESA
O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, foi sondado por interlocutores do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB-SP) para assumir a secretaria da Justiça no governo do Estado. Sinalizou que não tem apetite pelo abacaxi.

NORDESTE UNIDO
A OAB do Ceará aderiu à denúncia da seccional de Pernambuco contra a estudante de Direito Mayara Petruso, que escreveu no Twitter: "Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!".

"OSCAR" DA RAÇA NEGRA

Fotos Mastrangelo Reino/Folhapress
Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento foi o grande homenageado do Troféu Raça Negra, anteontem, na Sala São Paulo. Mas o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli, premiado por "valorizar a diversidade racial", foi quem mais se emocionou. No palco, ele chorou ao relatar que era o primeiro troféu de sua vida. A primeira-dama de Angola, Ana Paula dos Santos, também estava presente.

FELIZ ANO NOVO
O veterano DJ Pete Tong, rei do eletrohouse britânico, anima, em 23 de dezembro, a última noite de funcionamento da Disco neste ano.

 


Será uma white party -todos têm que se vestir de branco para participar da festa.

CAMINHÃO DE BALADA
E a cantora Pitty será DJ convidada da próxima edição da festa Bailinho, no dia 19, na Barra Funda. O cenário original da balada carioca, com 20 lustres de cristais coloridos e 15 monitores de TV, virá de caminhão até o local.

AS BRASILEIRAS PREFEREM COMPRAR CÓPIAS
O gemólogo brasileiro Rafael Lupo Medina, 46, despacha diariamente, há sete anos, na Cartier Paris, na rue François, perto da avenue Montaigne, região considerada a mais luxuosa de Paris. Ele é o consultor que orienta clientes de várias partes do mundo na compra de algumas das joias mais caras do planeta. E sentencia: as mulheres brasileiras ainda precisam aprender a comprar.

 

Folha - As brasileiras sabem reconhecer uma boa joia?
Rafael Medina
- Muita gente quer comprar uma pedra grande, mesmo que não seja tão boa, porque tem essa história de querer aparecer e não ter dinheiro pra tudo isso. Outro dia, num jantar, eu vi uma senhora brasileira usando uma joia que comprou em Dubai. Todo mundo dizia: "Ai que anel lindo, é a pantera do Cartier...". E eu ali, quieto! Sabia que a joia não era verdadeira. Não sei se o marido não quis gastar ou se ela comprou a cópia [para se fazer] de bonitinha para as amigas.

Elas não sabem identificar as peças mais valiosas?
Não sabem. Têm que educar os olhos para a qualidade das pedras, a fabricação, o acabamento. Uma pedra pode ser grande, mas não significa que seja boa.

De que as brasileiras gostam?
De relógios. Mas de joia mesmo, preferem comprar cópia. Nunca vendi nada poderoso para brasileiras.

Qual foi a joia mais cara que já vendeu?
Um conjunto de colares -um de esmeraldas, maravilhoso, e outro de diamantes fabricado em 1909-, para uma família da Arábia Saudita. Custava 4 milhões. O pai comprou para a filha de presente de casamento.

E qual é a peça mais cara ainda à venda no mercado?
Eu acho que é um diamante cor-de-rosa, de 25 quilates, que será leiloado neste mês na Sotheby's de Londres. Está estimado em US$ 38 milhões. É tão rara quanto um papa albino anão. Seria como o Louvre colocar a Mona Lisa à venda. O proprietário se mantém anônimo.

Qual é a pedra mais rara?
O diamante vermelho. Eu diria que há cinco no mundo. De cinco quilates só tem um.

E entre as pedras brasileiras?
A turmalina Paraíba. As minas estão esgotadas. Um broche pode custar 300 mil. Descobriram, em Moçambique, uma turmalina de cor parecida, que passou a ser chamada de cor Paraíba.

CURTO-CIRCUITO

O ex-ministro Maílson da Nóbrega lança sua autobiografia, "Além do Feijão com Arroz", hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

A revista "Go Where" comemora seus 15 anos com festa para convidados, hoje, na Casa Petra. Os cantores Fábio Jr. e Fiuk são capa da edição de aniversário.

O neurocientista Miguel Nicolelis receberá amanhã o Prêmio Scopus 2010, da Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, com jantar no 011 Eventos.

A Tania Bulhões Home fará hoje, das 13h às 16h, almoço de Natal em prol da Amem (Associação de Amigos do Menor pelo Esporte Maior), no Jardim Europa.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: A vida como ela é
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.